plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
BELÉM EM ORDEM

Saiba como denunciar cobrança indevida em vagas de estacionamento

Mais de 200 obstáculos foram removidos e cerca de 80 pessoas foram notificadas. Objetivo da Prefeitura de Belém é assegurar o uso correto do espaço público à população através do cumprimento da legislação

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Saiba como denunciar cobrança indevida em vagas de estacionamento camera Mais de 30 agentes públicos participaram da operação. Abaixo, o prefeito Igor Normando explicou os objetivos da ação e que será criado um regramento específico para os flanelinhas | (Agência Belém)

A Prefeitura de Belém iniciou a nova etapa da operação “Belém em Ordem”, que vai combater a cobrança ilegal de flanelinhas em vagas públicas de estacionamento no município e assegurar o uso correto do espaço público à população. As equipes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) retiraram ontem mais de 200 obstáculos de estacionamento e notificaram cerca de 80 pessoas sobre o uso incorreto das vagas na cidade.

A operação leva em consideração denúncias da população sobre práticas de extorsão e cobrança de preços abusivos praticados pelos flanelinhas em diversos pontos da cidade. “O objetivo é coibir qualquer ato de violência e também privatização de vagas públicas. É fundamental compreender também que nós estamos fazendo cumprir uma lei que já existe, mas que há tempos não era cumprida”, explicou o prefeito Igor Normando, em coletiva de imprensa que detalhou a ação.

A legislação citada pelo chefe do Executivo municipal é a lei 8039, de 2001, que dispõe sobre o trabalho dos guardadores e lavadores autônomos de carros. O art 6º afirma que esses trabalhadores “deverão possuir crachá de identificação, para utilização ostensiva durante todo o período em que estejam trabalhando, devendo constar fotografia e a autenticação do órgão licenciador”. Já o art. 13 impede o uso de cavaletes e quaisquer outros sinalizadores na prestação do serviço. Em 2019, o Ministério Público recomendou a regulamentação da regra, porém, a então gestão municipal não atendeu ao pedido.

Questionado pelo representante da categoria sobre as medidas aplicadas aos trabalhadores, o prefeito pontuou que o objetivo da operação não é criminalizar pessoas e que o próximo passo é garantir a identificação correta e criar um regramento específico para os flanelinhas. “Todos os que estiverem organizados, sindicalizados, com a identificação e seguimento às regras terão o trabalho assegurado”, afirmou. A criação desse cadastro será liderada pela Prefeitura de Belém, mantendo diálogo para ouvir as demandas e dificuldades da categoria dos guardadores de carros.

Pacote

Para dar cumprimento à regulação e modernizar a ordem pública da cidade, Normando anunciou um pacote de leis que será enviado até o próximo dia 15 de setembro à Câmara Municipal de Belém. “É um grande pacote de ordem pública que envolve o comércio popular, propaganda, o trânsito e o ordenamento, inclusive das vagas que estão estabelecidas na cidade”, explicou o prefeito. A ideia é reformular o Código de Posturas, estabelecendo com clareza os direitos e deveres do cidadão. Nesse contexto, a Guarda Municipal será treinada e organizada em batalhões que possam dar cumprimento à ordenação da capital.

O prefeito pontuou que o objetivo da operação não é criminalizar pessoas e que o próximo passo é garantir a identificação correta e criar um regramento específico para os flanelinhas.
📷 O prefeito pontuou que o objetivo da operação não é criminalizar pessoas e que o próximo passo é garantir a identificação correta e criar um regramento específico para os flanelinhas. |(Agência Belém)

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

PARA ENTENDER

Como denunciar

  • O cidadão que tenha sido vítima de extorsão, cobrança indevida por estacionamento em via pública e outros constrangimentos pode acionar o número 153, canal direto da Guarda Municipal, responsável pelo recebimento e apuração de denúncias. A ligação é gratuita.
  • Se desejar, o interessado pode procurar a sede administrativa da Segbel, que funciona no It Center, na avenida Senador Lemos, bairro da Sacramenta, de segunda a sexta (exceto feriados e facultados), de 08:30h às 14h. O site é www.seguranca.belem.pa.gov.br.

Outros postos de atendimento

PÁTIO DE RETENÇÃO DA SEGBEL

  • Segunda a sexta (exceto feriados e facultados), de 08H às 17H
  • Endereço: Av. Tavares Bastos, nº 1583, próximo a Av. Rodolfo Chermont - Bairro Marambaia. Contato: (94) 99272-3758

ALDEIA CABANA

Segunda à sexta-feira de 8h às 16h

Serviços:

  • Emissão de 1ª e 2ª via de meia-passagem estudantil
  • 1ª e 2ª vias do Cartão Sênior
  • 2ª via do Cartão Especial

BELFÁCIL (Parque Shopping)

Segunda à sexta-feira de 9h às 15h

Serviços:

  • 2ª via dos cartões de meia-passagem estudantil, Sênior e Especial
  • 1ª via do cartão Sênior
  • Recurso de Defesa de Autuação de Trânsito
  • Indicação de Real Condutor
  • Impressão de boletos de pagamentos de multa
  • Credenciais de estacionamento de idoso e PCD.

ESTAÇÃO CIDADANIA (Pátio Belém)

Segunda à sexta-feira de 10h às 15h

Serviços:

  • Recurso de Defesa de Autuação de Trânsito
  • Indicação de Real Condutor
  • Impressão de boletos de pagamentos de multa
  • Emissão de credencial de estacionamento de idoso e PCD
  • 1º via do Cartão Sênior.

Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias