
O céu limpo e estrelado da noite de terça-feira (9) foi o convite perfeito para que curiosos, apaixonados por astronomia e famílias inteiras se reunissem em torno de uma experiência única: observar os mistérios do Universo bem de perto, por meio das lentes de telescópios. A atividade, promovida pelo Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), marcou a primeira observação pública do segundo semestre de 2025 — e atraiu aproximadamente 800 pessoas.
A partir das 19h, o espaço, localizado em Belém, abriu as portas gratuitamente para o público de todas as idades. Foram disponibilizados telescópios e binóculos para que os visitantes pudessem contemplar em detalhes a Lua Minguante e o majestoso planeta Saturno, que, com seus anéis, encantou especialmente quem o via pela primeira vez.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Planetário reabre para visitação; veja como conhecer o espaço
- DOL chega aos 15 anos como o maior portal de notícias da Amazônia
- Aniversário do DOL: quem faz o maior portal do Norte do Brasil?
Mais do que uma simples observação do céu, o evento é parte de uma iniciativa de extensão universitária que busca aproximar a população do conhecimento científico por meio da Astronomia.
“Essa é uma atividade de extensão que a gente abre as portas do Planetário para que a população possa ter mais conhecimentos sobre Astronomia. A missão do Centro de Ciências e Planetário do Pará é divulgar o conhecimento científico, e essa é uma atividade que nos permite estar mais próximos do público, em uma área instigante para todos”, destacou José Roberto Silva, diretor do CCPPA.
Ponte para o conhecimento
O técnico em Física Gabriel Condurú, que atua no CCPPA, explicou que a ação tem um objetivo claro: despertar o interesse pelo conhecimento científico de forma acessível e interativa, usando o fascínio natural que o céu exerce sobre as pessoas.
“O Planetário usa a Astronomia como um chamariz para o conhecimento científico. Então, ele se fundamenta como um espaço de ensino não formal, em que o pilar principal é a Astronomia, o reconhecimento das principais estrelas, dos planetas e, por meio disso, introduzir conhecimentos científicos”, disse.
Com um papel cada vez mais reconhecido na promoção da educação e da cultura científica, o Planetário vem sendo valorizado como um equipamento estratégico do Governo do Estado para o fortalecimento da ciência no Pará.
“O Planetário é uma joia rara que nós temos, não só para a Uepa, mas também para o Governo do Estado. A gente está muito feliz com o trabalho do planetário e pretende investir cada vez mais neste equipamento público, pois ele gera uma grande contribuição para a sociedade paraense”, afirmou Higson Coelho, pró-reitor de Extensão da Uepa.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Experiência inesquecível
A noite também foi marcada por muitos sorrisos e olhares de encantamento, especialmente das crianças. A enfermeira Luana Patrício Pinto, por exemplo, levou a mãe e a filha para vivenciarem juntas essa experiência.
“Foi muito legal, achei maravilhoso. Sou muito fã das estrelas e da Lua, quero passar isso para a minha filha. Ver assim de perto é emocionante. É uma atividade perfeita”, comemorou.
Entre as mais animadas estava a pequena Maitê Rosal, de apenas 6 anos, que chegou ao evento vestindo uma blusa com um astronauta e a Lua. Ao lado dos pais, Gustavo e Alana, ela observou o céu com atenção e curiosidade. Para a família, o evento vai além da diversão.
“Essa é uma iniciativa boa, porque introduz a população a uma ciência que é pouco conhecida. Desperta interesse e, por meio disso, cada um busca mais conhecimento", ressaltou Gustavo.
Primeira vez vendo Saturno
Já o publicitário Hugo Tomkiwitz participou pela primeira vez de uma atividade no Planetário e saiu encantado com a acolhida da equipe e com a possibilidade de ver Saturno ao vivo.
“Foi bem legal, porque eles foram super receptivos. É uma galera que está disposta a explicar, entrar em detalhes sobre as constelações. Eu vi Saturno, um pouco de lado, porque ele está em órbita, mas foi uma experiência bem diferente. É a primeira vez que estou vendo isso. Super indico para todo mundo”, disse.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar