
Belém está no centro de debates importantes sobre o clima, além de outros assuntos jurídicos e eleitorais do Brasil. Por isso, muitos eventos ocorrerão nos próximos meses.
Um deles é o Fórum Nacional Verdemocracia ocorre de 15 a 17 de setembro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, reunindo ministros, magistrados, servidores da Justiça Eleitoral, especialistas e representantes da sociedade civil.
O encontro é resultado de uma parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Com foco no futuro da democracia brasileira, o fórum vai discutir os impactos das mudanças climáticas, os avanços tecnológicos e os desafios logísticos para garantir eleições seguras e inclusivas em 2026.
A abertura do evento, no dia 15, contará com a presença da ministra Carmen Lúcia, presidente do TSE, que fará a conferência inaugural com o tema “Democracia e Eleições: questões atuais”. A participação da magistrada mostra a dimensão nacional do fórum e simboliza o compromisso da Justiça Eleitoral com a modernização e a sustentabilidade.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Belém sedia maior evento de inovação do Judiciário do país
- TSE realiza processo de verificação do sistema eleitoral
A programação prevê também conferências e painéis que irão abordar desde o processo eleitoral e o uso de novas tecnologias até o impacto das crises climáticas na logística de votação. Outros temas debatidos incluem propaganda eleitoral e sustentabilidade, combate à desinformação, participação democrática e a relação entre democracia, meio ambiente e direitos humanos.
O evento encerrará no dia 17 com uma conferência conduzida pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do TSE, consolidando o caráter institucional e a relevância jurídica das discussões promovidas ao longo dos três dias.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Segundo o diretor-geral do TRE-PA, Bruno Giorgi Almeida, a ideia do fórum surgiu após as dificuldades enfrentadas no pleito de 2024, quando a estiagem na região oeste do Pará obrigou o transporte de urnas até mesmo a cavalo. “Esses desafios mostraram a necessidade de debater os efeitos climáticos sobre a logística eleitoral, algo que o fórum pretende enfrentar de forma estruturada”, destacou.
Inicialmente pensado como um evento regional, o "Verdemocracia" ganhou proporção nacional após o convite feito à ministra Cármen Lúcia. “Além de aceitar a abertura, ela sugeriu que o encontro fosse transformado em um fórum nacional em parceria com o TSE, o que ampliou a programação e incluiu debates jurídicos mais robustos”, explicou Almeida.
O nome “Verdemocracia” foi criado pela Secretaria de Planejamento do TRE-PA, combinando o ideal democrático com referências culturais da capital paraense, como “Ver-o-Peso” e “Ver-o-Rio”. A ministra Carmen Lúcia também endossou o título, reforçando que a marca traduz o espírito das discussões sobre sustentabilidade e democracia.
Além das conferências, a agenda inclui uma ação simbólica: o plantio de 28 mudas de árvores no espaço Porto Futuro 2, em Belém. Cada muda representará os 27 Tribunais Regionais Eleitorais do país e o TSE. A atividade está programada para o dia 16 e contará com a presença de ministros e presidentes de tribunais eleitorais.
Para garantir que o evento siga os princípios de sustentabilidade, também haverá a compensação ambiental com créditos de carbono, destinados ao projeto socioambiental Kamiranga, em São Miguel do Guamá, no nordeste do Pará. A iniciativa prevê a manutenção das árvores plantadas por pelo menos 20 anos, reforçando o compromisso do fórum com a preservação ambiental.
Para conferir a programação completa e outras informações, é só acessar o site oficial do evento: tre-pa.jus.br/verdemocracia
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar