
Com uma mensagem sobre a importância da preservação da Amazônia e o fortalecimento da economia sustentável, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou o protagonismo do Estado na pauta ambiental global durante uma coletiva de imprensa sobre a realização do evento "Amazônia Live – Hoje e Sempre", nesta quarta-feira (17), em Belém.
O espetáculo, realizado sobre um palco flutuante no rio Guamá, vai reunir grandes nomes da música, como a cantora internacional Mariah Carey, e artistas paraenses como Joelma, Dona Onete, Gaby Amarantos e Zaynara, em uma celebração da biodiversidade amazônica. A apresentação será transmitida pelas plataformas Globo e marca mais um passo simbólico rumo à COP30, que será sediada pela capital paraense no mês de novembro.
Durante coletiva de imprensa, Helder Barbalho ressaltou que o evento vai além do entretenimento. “A visibilidade que o Estado do Pará hoje atrai, sendo sede da COP30, deve nos desafiar a enxergar e aproveitar a oportunidade do que isto pode nos deixar de legado na agenda ambiental. Nós não queremos que estejamos apenas a viver um evento em si. Nós queremos deixar uma mensagem que conecte uma rede de oportunidades advindas deste tempo", afirmou o governador.
Conteúdos relacionados:
- Mariah Carey em Belém: onde assistir ao show, artistas e programação
- Veja o risoto paraense que Mariah Carey vai provar em Belém
- Após Iron Maiden e A-ha, é a vez de Mariah Carey fazer história no Pará
Barbalho reforçou ainda que o verdadeiro impacto está na criação de soluções econômicas sustentáveis, que valorizem os povos da floresta. “Isto vai nos trazer legados que são sociais, porque faz uma convocação para que nós possamos posicionar soluções baseadas na natureza, que permitam pagamentos por serviços ambientais, a monetização da floresta viva, para que floresta viva possa valer mais do que floresta morta”, declarou.
“Para que os verdadeiros guardiões da floresta, indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, produtores rurais, com sustentabilidade, possam ter a oportunidade de ter esta monetização para preservar a floresta”, completou o governador.
O projeto faz parte do movimento "Amazônia Live", ligado ao Rock in Rio, com a bandeira "Por Um Mundo Melhor", que desde 1985 promove ações de impacto social e ambiental. A programação segue no próximo sábado (20), com um novo show no Estádio Mangueirão, com apresentações de Ivete Sangalo, Viviane Batidão, Lia Sophia, Lambateria e a Orquestra Vale Música.
Vice-presidente executiva da Rock World, Roberta Medina enfatizou que o espetáculo foi produzindo sem o uso de recursos públicos. “Realizar um espetáculo dessa grandiosidade no rio Guamá, na floresta amazônica, é mais um marco importante na história do Rock in Rio e do The Town", afirmou. "Mais do que um show, é uma mensagem poderosa sobre a importância de mantermos a floresta em pé como parte da solução para a manutenção do clima, como fonte de riqueza para o Brasil e seus povos, como base da economia do futuro”, completou.
Quer mais notícias diretas no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Além dos shows, o "Amazônia Live – Hoje e Sempre" também proporcionou impacto direto em iniciativas locais. Por meio de edital, seis projetos da Região Metropolitana de Belém foram selecionados, com foco em bioeconomia, empreendedorismo sustentável e valorização dos povos da floresta. As organizações contempladas foram: Instituto Peabiru; Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora); Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia (AmazonCred); Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista (ASCOMQUISC); Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua (ARECICLANANIN); eCooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável.
Com esse conjunto de ações, o Pará se consolida como porta de entrada da Amazônia e referência no debate internacional sobre clima, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar