
As obras do Porto Futuro II, em Belém (PA), estão em fase final e devem ser inauguradas entre os dias 4 e 8 de outubro, segundo anunciou a secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal. O novo complexo integra o conjunto de preparativos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada na capital paraense entre os dias 10 e 21 de novembro.
A entrega do espaço deve coincidir com a chegada de visitantes de diversas partes do mundo para o evento, o que amplia o peso simbólico e estratégico do projeto. De acordo com a Secretaria de Cultura, as obras já ultrapassaram 98% de conclusão na chamada “fase COP”.
Com área total de 50 mil metros quadrados, o Porto Futuro II reúne espaços voltados à cultura, gastronomia, turismo, inovação e bioeconomia, ocupando os armazéns 4, 4A, 5, 6 e 6A, todos localizados na zona portuária de Belém.
Entre os principais atrativos estão:
- Museu das Amazônias
- Centro Gastronômico (Porto Gastronômico)
- Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia
- Caixa Cultural (primeira unidade da instituição na região Norte)
- Quiosques e áreas de convivência revitalizadas
A entrega será feita de forma escalonada:
- Sábado (4 de outubro): Museu das Amazônias e Porto Gastronômico
- Terça-feira (7): Parque de Bioeconomia e Inovação
- Quarta-feira (8): Caixa Cultural
O projeto conta com investimentos mistos, provenientes de recursos estaduais, federais e da iniciativa privada. Ele também integra o plano de revitalização urbana da orla portuária, ao lado do Terminal Hidroviário Internacional, e visa preparar a cidade não apenas para a COP 30, mas para o futuro sustentável da região.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
“Estamos diante de um momento histórico. A cidade se reinventa com infraestrutura de qualidade, valorizando a Amazônia como um destino único para o mundo”, afirmou a secretária Úrsula Vidal.
Ainda segundo ela, as obras deixam um legado duradouro, muito além do evento climático, impulsionando o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda, além de consolidar Belém como destino turístico internacional.
“Estamos muito confiantes de que essa página que está sendo escrita na história de Belém será transformadora. É um capítulo determinante para o desenvolvimento de todo o nosso estado”, completou a secretária.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar