plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Pará participa da Semana do Clima de Nova York

Governador Helder Barbalho reforçará, nos EUA, protagonismo amazônico, faltando 50 dias para a Conferência da ONU em Belém

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará participa da Semana do Clima de Nova York camera Helder considera que encontro será oportunidade para ampliar visibilidade da Amazônia | Thalmus Gama/Arquivo/Ag. Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, participa, nesta semana, da New York Climate Week 2025, em Nova Iorque (EUA), um dos principais encontros globais sobre mudanças climáticas. A presença do chefe do Executivo estadual ocorre a menos de dois meses da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém, entre 10 e 21 de novembro, consolidando o Pará como centro das atenções internacionais no debate ambiental.

Segundo Helder Barbalho, o encontro em Nova Iorque será oportunidade para ampliar a visibilidade internacional da Amazônia como parte da solução para os desafios climáticos. “A NY Climate Week é uma vitrine para que possamos mostrar ao mundo o que o Pará e o Brasil estão preparando para a COP30. É também um espaço para reafirmar que a Amazônia pode ser parte da solução, combinando desenvolvimento sustentável, inclusão social e preservação da floresta”, destacou o governador.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

AGENDA

Na agenda, o governador deve apresentar avanços do Pará em iniciativas de pecuária sustentável, com ênfase na rastreabilidade do rebanho e na adoção de práticas que conciliam produção e conservação ambiental. Outro tema será o Sistema Jurisdicional de REDD+, em construção no Estado, que busca garantir transparência, monitoramento e salvaguardas socioambientais na redução de emissões por desmatamento e degradação.

O chefe do Executivo estadual também levará a Nova Iorque o projeto do Vale Bioamazônico, que pretende transformar a biodiversidade da região em vetor de inovação e bioeconomia, estimulando cadeias produtivas, biotecnologia e startups voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais. “Queremos mostrar que a floresta viva pode gerar riqueza, empregos e oportunidades para a nossa população, com ciência, tecnologia e respeito à natureza. O Vale Bioamazônico é a síntese dessa visão de futuro”, ressaltou Helder Barbalho.

Helder reforçou ainda que a COP30 será histórica pela capacidade de incluir sociedade civil, povos tradicionais e comunidades amazônidas no processo de formulação de soluções para a crise climática. “Temos o compromisso de fazer da COP30 um marco para o mundo. Mais do que um evento, ela precisa ser um chamado à transformação. É isso que vamos reafirmar em Nova Iorque e em Belém”, concluiu.

Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias