
No universo da comunicação, onde tecnologia e velocidade se cruzam diariamente, a capacidade de unir pessoas e alinhar estratégias é fundamental para garantir relevância e alcance. Pensando nisso, o Grupo RBA de Comunicação promove nesta sexta-feira (26), em sua sede na Avenida Almirante Barroso, em Belém, o RBA Day – 1º Encontro Regional de Rádio e TV. A iniciativa reúne representantes de afiliadas e repetidoras espalhadas pelo Pará, em um movimento inédito de integração entre rádio, televisão e plataformas digitais.
O presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno, destacou a importância estratégica da iniciativa: “A realização do RBA Day é um marco para o grupo e para o jornalismo regional. Nosso compromisso é garantir que a informação chegue a todas as partes do Pará com a mesma qualidade e relevância. A integração com nossas afiliadas fortalece não apenas a rede RBA, mas o próprio conceito de comunicação regional, que valoriza as realidades locais e amplia a voz do interior. Estamos construindo um modelo de colaboração que une tecnologia, inovação e proximidade, tornando a RBA ainda mais preparada para os desafios do futuro.”
CONTEÚDO RELACIONADO
- Camilo Centeno celebra 15 anos do DOL com visita especial
- DOL consolida parcerias e impulsiona negócios com jornalismo e inovação
- DOL 15 anos: portal fortalece protagonismo do esporte paraense
PAPEL NO MERCADO

Na palestra de abertura, Centeno falou sobre o papel da RBATV no mercado local, destacando que a emissora é hoje a afiliada Band com maior audiência proporcional no Brasil, chegando, em alguns momentos, a registrar números duas vezes e meia acima da média nacional. Ele também ressaltou que a implantação da TV 3.0 será um dos grandes desafios para os próximos anos. Além disso, enfatizou o peso da Rádio Clube do Pará, que deixou a liderança absoluta na AM com seu mix de jornalismo, cobertura esportiva e prestação de serviços para conquistar o segundo lugar geral na FM, ficando atrás apenas da 99 FM, também do Grupo RBA, emissora que há décadas lidera o setor.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
"Integrar nossas afiliadas em um estado de dimensões tão grandes quanto o Pará, que tem território equivalente ao da Colômbia, é um desafio estratégico e também uma oportunidade única. A comunicação não pode se limitar às capitais; é preciso alcançar cada município, cada comunidade, garantindo que informação de qualidade chegue a todos os cantos. O RBA Day reforça esse compromisso, mostrando que, por meio da integração, conseguimos unir tecnologia, jornalismo e proximidade para fortalecer nossa rede e atender a população de forma completa e consistente", enfatizou Camilo Centeno.
PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE RBA E ANATEL

O RBA Day também contou com a presença de Carnot Luiz Braun Guimarães, gerente-geral da Anatel no Pará, como convidado especial, reforçando a aproximação institucional entre o Grupo RBA e o órgão regulador. " Esse encontro proporciona um espaço para estreitar laços, trocar experiências e discutir perspectivas sobre a expansão e a modernização das emissoras, consolidando parcerias que contribuem para o fortalecimento da comunicação regional e a ampliação do acesso à informação de qualidade em todo o estado", destacou Braun.
ATENÇÃO TOTAL ÀS AFILIADAS
Segundo Mara Reis, gerente de comunicação corporativa do Grupo RBA, a criação de uma gerência voltada exclusivamente para as afiliadas foi decisiva para tornar o encontro realidade. "Esse é o primeiro encontro porque a gerência também é uma gerência nova. A empresa criou essa gerência justamente para que a gente junte todas as emissoras, as nossas afiliadas da rede e todo o interior do Pará. Nós somos 37 repetidoras, rádios e TVs, rádio clube, e hoje em dia algumas emissoras nossas já têm também a 99 e a 91 no interior, são concessões novas", explicou.
Para Mara, a essência do evento está no fortalecimento das trocas entre sede e interior. "O objetivo desse encontro é unir, é fazer com que nós sejamos realmente uma rede de afiliadas no qual eles tenham o nosso apoio, e a gente tem o apoio deles como notícia vindo do interior, e é uma via de mão dupla”, reforçou. Além disso, a gestora afirmou que o RBA Day deve se tornar parte do calendário oficial do grupo. "A ideia é que seja anual esse encontro”, adiantou.
EXPANSÃO DO PORTAL DOL
Um dos destaques da programação é a presença do portal DOL, plataforma digital que há 15 anos vem transformando a presença digital do Grupo RBA. Mara detalhou que a proposta é expandir sua atuação, hoje restrita a Belém e Marabá, para outras praças do interior: "O DOL é uma novidade para eles, então é uma ferramenta que a gente quer instalar também nos interiores. Afinal de contas, a internet está aí", pontuou.
Nesse sentido, a coordenadora de multimídia Haynna Hálex sublinhou a importância da integração da comunicação promovida pelo Grupo RBA, que dispõe de "diversos veículos importantes" para o estado do Pará, incluindo as rádios, a TV e o portal. "O Grupo RBA possui diversos veículos importantes para a comunicação no estado do Pará. E como a gente trabalha na perspectiva sempre da integração, a gente vem com o rádio, a TV, o portal. E nada mais interessante do que reunir todo mundo aqui em Belém, a turma do interior, para aprender um pouco mais, dividir também um pouco mais da realidade deles e como é que a gente pode trazer todas essas notícias, tudo casadinho, organizado, para a capital".
MAIOR ALCANCE DAS NOTÍCIAS
Haynna ainda reforçou o papel do portal na ampliação do alcance das notícias: "Aqui no nosso portal, no DOL, a gente pode ampliar isso muito mais. Porque enquanto eles apuram informação lá no interior e chega aqui, a gente coloca nos nossos conteúdos multiplataforma, isso faz toda a diferença. Então o dia de hoje, sem sombra de dúvidas, é um dia importante não só para eles, mas principalmente para a gente aqui em Belém", sublinhou.
INTEGRAÇÃO E CONTATO HUMANO
O evento conta com painéis voltados para temas estratégicos, como conectividade, soluções digitais, infraestrutura, segurança, jornalismo e cobertura esportiva. Representantes das mais de 40 cidades afiliadas podem discutir projetos, sugerir melhorias e alinhar perspectivas. Para os convidados, o momento é também de confraternização: a programação incluiu almoço e atividades que fortaleceram o espírito de rede.
Entre os palestrantes, Guilherme Guerreiro, diretor de esportes da Rádio Clube do Pará, destacou o impacto da integração para o futuro do grupo. "É fundamental para o crescimento do grupo como um todo. Então, estamos muito felizes, otimistas e certos de que esse vai ser o primeiro de muitos encontros que fortalecerão cada vez mais e intensamente o grupo RBA", afirmou. Ele também ressaltou a importância do contato humano para além da rotina virtual: "Às vezes a comunicação, quando ela é feita à distância, perde um pouco da essência. Quando você consegue trocar ideias, conversar, debater de forma presencial, isso se fortalece muito mais."
TROCA DE CONHECIMENTO
Rogério Bulhões, diretor da afiliada 99 FM em Castanhal, trouxe a perspectiva das afiliadas e reforçou a expectativa de integração: "É muito bom receber o convite para poder participar desse momento porque tem muita coisa para ser discutida em rádio, televisão, e a gente está com uma expectativa muito boa de troca de conhecimento, de ouvidos para os projetos da RBA, do encontro regional, da força do rádio, da televisão, do grupo, e a expectativa é de ter um dia bem produtivo, seja no jornalismo, no comercial, no marketing, na programação”.
Sobre a importância da integração, ele acrescentou: "É muito bom, porque hoje o sentido de rede precisa ser efetivado na prática. Uma rede tem uma emissora principal, que seria a geradora desse conteúdo, e as afiliadas que são o que fazem a rede ser realidade. Então, como o Pará é muito grande, é preciso integrar isso, estar mais conectado com essas emissoras que aí o resultado vai ser um sucesso."
INDENTIDADE DO GRUPO RBA
Já Larissa Rabelo, analista de marketing, explicou o simbolismo de inaugurar o encontro com o nome RBA Day, voltado a consolidar a identidade de grupo. "Esse evento, ele foi nominado o RBA Day, que hoje está sendo o primeiro encontro regional de rádio e TV, que são os convidados, são os afiliados das nossas repetidoras que estão nos interiores e eles vão vir para cá para a gente trocar experiências, para falar sobre as inovações, o fortalecimento da rede, da nossa rede de comunicação", disse. Ela lembrou ainda que, embora já tenham ocorrido reuniões em anos anteriores, esta é a primeira vez que a integração é conduzida sob a nova gerência de afiliadas.
Com representantes de cidades como Canaã dos Carajás, Capanema, Tomé-Açu, Itaituba, Marabá e Cametá, o encontro dá a dimensão do alcance da rede RBA no estado. "É um dia muito proveitoso para todos nós que fazemos parte do Grupo RBA", resumiu Larissa.
Mais do que trocar informações técnicas, o RBA Day consolidou um gesto simbólico: reafirmar o papel da comunicação regional, que conecta Belém ao interior, dando voz a diferentes realidades e fortalecendo a marca em todo o Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar