
O acesso ao ensino superior público é uma das principais portas para transformar realidades sociais, sobretudo na Região Norte, onde a interiorização da educação ainda enfrenta desafios históricos. Atenta a esse cenário, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) prorrogou o prazo de inscrição para o Processo Seletivo (Prosel) 2026, permitindo que mais candidatos possam disputar uma vaga no ensino superior gratuito e de qualidade.
As inscrições agora seguem até o próximo domingo, 6 de outubro, e devem ser feitas exclusivamente pelo site: https://prosel.uepa.br/prosel2026 . Ao todo, são ofertadas 3.868 vagas em quase 100 cursos de graduação, distribuídos entre os campi da capital e outros 18 municípios do interior paraense.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Unifesspa leva projetos comunitários ao COBENGE 2025 em Campinas
- Alepa leva escuta popular a Parauapebas e amplia diálogo com a população
- Projeto de lei institui política estadual de educação indígena
O Prosel 2026 utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 como critério de seleção. As provas do Enem, excepcionalmente este ano, serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, e também nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, em razão da realização da COP30, conferência global sobre mudanças climáticas que acontecerá na capital paraense.
Isenção da taxa de inscrição
Candidatos que já concluíram ou estejam concluindo o Ensino Médio em escolas públicas do Pará, bem como pessoas com hipossuficiência econômica, servidores da Uepa e seus dependentes, e pessoas com deficiência (PcDs), podem solicitar isenção da taxa de inscrição até o mesmo prazo final das inscrições: 6 de outubro.
Para os demais candidatos, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até o dia 21 de outubro. Todas as regras estão disponíveis no Edital 97/2025, publicado no portal oficial da universidade: www.uepa.br. Além do processo regular, a Uepa mantém o Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas, com inscrições abertas até 17 de outubro, pelo link: https://prosel.uepa.br/proselqi26
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Destinado a candidatos que já finalizaram o Ensino Médio e que não necessariamente participaram do Enem, o processo é parte da política de inclusão da universidade, buscando ampliar o acesso ao ensino superior para povos tradicionais.
No ato da inscrição, é necessário apresentar documento de identidade étnica indígena ou declaração de pertencimento à comunidade quilombola. A prova específica será aplicada em 14 de dezembro, contendo questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática e uma Redação.
Estão sendo ofertadas 208 vagas, sendo uma vaga para candidatos indígenas e uma para quilombolas em cada um dos 104 cursos ofertados pela Uepa, tanto em Belém quanto no interior.
Esta é a segunda edição do processo seletivo específico, reforçando o compromisso da instituição com a equidade e o respeito à diversidade étnico-racial no acesso ao ensino superior.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar