plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
LEGADO COP30

Helder entrega Armazém da Gastronomia no Porto Futuro

Novo espaço no Complexo Porto Futuro celebra a culinária paraense e marca o início de uma série de entregas que preparam Belém para a COP30

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Helder entrega Armazém da Gastronomia no Porto Futuro camera Novo Armazém da Gastronomia que integra o Complexo Porto Futuro | Pedro Gueirreiro/ Agência Pará

Às vésperas de sediar a maior conferência climática do planeta, Belém vive uma nova fase de revitalização urbana e cultural que tem mudado a paisagem da cidade e resgatado parte importante de sua história. Entre os projetos mais simbólicos desse movimento está o Complexo Porto Futuro, que vem se consolidando como um dos principais legados da COP30 e um cartão-postal da capital paraense.

Neste sábado (4), o Governo do Pará inaugurou o Armazém da Gastronomia, no galpão 4 do Porto Futuro, marcando um passo importante na valorização da cultura e da economia local. O espaço, concebido para destacar a culinária amazônica e paraense, reúne 15 empreendimentos gastronômicos de comidas rápidas e regionais, criando um ambiente que mistura tradição, inovação e sabor.

Conteúdo Relacionado

Durante a cerimônia de inauguração, o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan destacaram o papel estratégico do novo equipamento. Para o governador, o Armazém da Gastronomia simboliza a união entre desenvolvimento econômico e identidade cultural. “Belém abre as portas para esse espaço fantástico. Sejamos felizes na capital da Amazônia, com muito orgulho de todos nós que vivemos aqui”, declarou.

O chefe do Executivo estadual também anunciou novas entregas dentro do Complexo Porto Futuro, como o Parque de Bioeconomia, previsto para o dia 7, e a Caixa Cultural, que será inaugurada no próximo dia 8. Além disso, convidou a população a participar das atividades de lazer programadas para a Nova Doca, neste domingo (5). Segundo Helder, todas as obras foram executadas com recursos da taxa minerária, revertendo parte das riquezas naturais do Estado em benefícios diretos à população.

O Porto Futuro, com cerca de 50 mil metros quadrados, abrange cinco armazéns históricos restaurados às margens da Baía do Guajará. A revitalização preservou elementos originais do início do século XX, como a estrutura metálica inglesa em tom vermelho-óxido, combinando-os com traços contemporâneos e sustentáveis. O resultado é um complexo que une patrimônio histórico e arquitetura moderna, criando um novo polo de turismo, lazer e negócios na capital.

Área interna do Armazém da Gastronomia
📷 Área interna do Armazém da Gastronomia |Pedro Gueirreiro/ Agência Pará

Entre os empreendedores presentes, a chef Ângela Sicilia, responsável pelo restaurante Si Sa, que traz a proposta ítalo-amazônica, elogiou o projeto e destacou o potencial do espaço. “Está sendo muito gratificante e desafiador. É um lugar lindo, feito com amor e carinho. É algo que Belém nunca tinha visto. O Armazém da Gastronomia superou qualquer expectativa”, afirmou.

A iniciativa também tem impacto direto na geração de emprego e renda. Cândida Santos, coordenadora de operações da sorveteria Maioca, relatou que o evento internacional e as novas estruturas vêm impulsionando o mercado local. “Nós contratamos mais de 15 pessoas por causa da COP. Essa é uma oportunidade para muitas famílias. Tenho certeza de que os benefícios vão permanecer por muitos anos”, destacou.

Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Além de ser uma atração turística, o Armazém da Gastronomia integra um projeto maior de transformação urbana e social que visa preparar Belém para receber os cerca de 50 mil participantes e representantes de 163 países esperados para a COP30, em novembro de 2025. Com isso, o Governo do Estado reforça o compromisso de deixar um legado duradouro, promovendo uma cidade mais acolhedora, sustentável e economicamente ativa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias