
A noite chega com ruas tomadas por uma multidão de fiéis e a expectativa que acompanha um dos momentos mais importantes do calendário religioso do Pará: a trasladação do Círio de Nazaré. Entre a fé e a emoção, milhares de fiéis se preparam para acompanhar a imagem de Nossa Senhora, alguns de joelhos, em demonstrações de devoção e entrega espiritual.
Em entrevista ao repórter Lucas Contente, do DOL, a deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA) falou sobre o significado pessoal e coletivo deste momento: "Para mim, sempre é um dia diferente, um dia de muita fé. Ver aquelas pessoas andando de joelho e a solidariedade da população, adaptando o papel para que seja mais resistente, porque machuca e o calor atrapalha, é uma hora crítica. É nesse momento que percebo a existência divina e a força interior dessas pessoas em acreditar em algo superior, que acima de tudo é Deus", disse ela.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Trasladação atrasa e uma estação da corda é separada durante o trajeto
- Belém amplia opções de lazer durante o Círio de Nazaré
- Chuva ou sol? Confira como estará o tempo neste fim de semana do Círio
Sobre promessas para este ano, a parlamentar explicou: "Não tenho promessas específicas. Acompanhar a caminhada me ajuda, pois sou uma pessoa que faz muita reflexão e autocrítica. Nada acontece por acaso na vida das pessoas. Observar aqueles que sofrem com os joelhos machucados durante o percurso, enfrentando o calor intenso de 11 a 12 horas de caminhada, mostra que a fé é muito mais forte do que qualquer dificuldade."
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
MENSAGEM AOS PARAENSES
A deputada também deixou uma mensagem aos paraenses que acompanham a transladação pelo DOL: "Paz. É isso que o mundo precisa: amor, respeito às pessoas e solidariedade humana. Isso é muito importante. Ao povo do Pará, que eu amo de paixão e por quem luto, envio a certeza de que Deus existe e que avançaremos cada vez mais, pois na vida devemos ter um propósito, e esse propósito é a fé em um ser superior a Deus."
Elcione se dirigiu, ainda, aos fiéis que participam das romarias em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré: "Este é um momento de início de dois dias de grande esforço. São muitos quilômetros, cerca de 17, enfrentados por pessoas idosas e por aqueles que percorrem todo o trajeto de joelhos. É muita fé, e só Deus pode explicar como conseguem superar este momento. Que Deus nos abençoe, que Nossa Senhora de Nazaré proteja o povo do Pará, o Brasil e o mundo."
VEJA O VÍDEO COM A MENSAGEM DE ELCIONE:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar