plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SUSTENTABILIDADE

Belém recebe lixeiras feitas de chinelos reciclados

Os primeiros coletores sustentáveis, feitos de chinelos usados e com capacidade de receber 100 quilos de resíduos, foram instalados no Parque Linear da Doca, onde a Prefeitura de Belém identificou grande quantidade de descarte irregular.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém recebe lixeiras feitas de chinelos reciclados camera Educadores ambientais comemoram mais um reforço no apoio ao descarte correto de lixo e cuidado com a cidade | Juliana Maia

Com o aumento constante da produção de resíduos sólidos nas áreas urbanas, as cidades enfrentam desafios cada vez maiores para manter a limpeza e promover a conscientização ambiental entre os cidadãos. Nesse cenário, ações que incentivem o descarte correto do lixo e a sustentabilidade tornam-se essenciais para melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente.

Pensando nisso, a Prefeitura de Belém instalou, na última segunda-feira (20), 12 novas lixeiras sustentáveis com capacidade de 100 quilos de resíduos cada, como mais uma estratégia no reforço na limpeza urbana e incentivo ao descarte correto. A iniciativa é fruto da parceria da gestão municipal com o Grupo Alpargatas, por meio do programa Havaianas reCICLO.

As lixeiras sustentáveis são feitas de chinelos reciclados. O foco inicial das instalações são áreas de alta demanda na capital paraense, como o Parque Linear da Doca, onde as primeiras unidades já estão disponíveis para uso da população.

Conteúdos relacionados:

A iniciativa é fruto da parceria da gestão municipal com o Grupo Alpargatas, por meio do programa Havaianas reCICLO.
📷 A iniciativa é fruto da parceria da gestão municipal com o Grupo Alpargatas, por meio do programa Havaianas reCICLO. |Juliana Maia

“Trouxemos esta parceria com a marca para o Parque Linear da Doca, onde estávamos com um grande problema de pessoas jogando lixo de forma irregular. A ideia inicial é espalhar estas lixeiras recebidas em toda a extensão desse espaço e depois em outros locais de Belém, como uma forma de organizar a nossa cidade”, destacou o prefeito de Belém, Igor Normando.

Além de reforçar a limpeza da cidade, a iniciativa, executada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e pela Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), beneficia diretamente as cooperativas de catadores e fortalece a economia circular, que é um impulsionador de renda para muitas famílias.

“A parceria com a Prefeitura de Belém fortalece a logística reversa, permitindo que materiais descartados sejam reaproveitados de forma criativa, beneficiando tanto o meio ambiente quanto as cooperativas de catadores, que ganham uma fonte adicional de renda“, afirma Pamela Massoud, secretária executiva de Inclusão Produtiva (Seinp).

Desde o início da atual gestão, as ações de educação ambiental foram reforçadas, especialmente em pontos críticos de descarte irregular de lixo. O trabalho ocorre diariamente em diferentes bairros de Belém. São aproximadamente 12 equipes da sezel que atuam simultaneamente e já alcançaram mais de 40 bairros.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Programa reCICLO

Desde 2020, o programa reCICLO transforma chinelos pós-consumo em diversos produtos, como pisos, rodados para carrinhos de construção e, neste caso, mantas de revestimento para as novas lixeiras.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias