
Com o aumento constante da produção de resíduos sólidos nas áreas urbanas, as cidades enfrentam desafios cada vez maiores para manter a limpeza e promover a conscientização ambiental entre os cidadãos. Nesse cenário, ações que incentivem o descarte correto do lixo e a sustentabilidade tornam-se essenciais para melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente.
Pensando nisso, a Prefeitura de Belém instalou, na última segunda-feira (20), 12 novas lixeiras sustentáveis com capacidade de 100 quilos de resíduos cada, como mais uma estratégia no reforço na limpeza urbana e incentivo ao descarte correto. A iniciativa é fruto da parceria da gestão municipal com o Grupo Alpargatas, por meio do programa Havaianas reCICLO.
As lixeiras sustentáveis são feitas de chinelos reciclados. O foco inicial das instalações são áreas de alta demanda na capital paraense, como o Parque Linear da Doca, onde as primeiras unidades já estão disponíveis para uso da população.
Conteúdos relacionados:
- Prefeitura retira para 24 toneladas de lixo para criar área verde, em Outeiro
- Prefeitura entrega mil lixeiras para praças e outros pontos

“Trouxemos esta parceria com a marca para o Parque Linear da Doca, onde estávamos com um grande problema de pessoas jogando lixo de forma irregular. A ideia inicial é espalhar estas lixeiras recebidas em toda a extensão desse espaço e depois em outros locais de Belém, como uma forma de organizar a nossa cidade”, destacou o prefeito de Belém, Igor Normando.
Além de reforçar a limpeza da cidade, a iniciativa, executada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e pela Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), beneficia diretamente as cooperativas de catadores e fortalece a economia circular, que é um impulsionador de renda para muitas famílias.
“A parceria com a Prefeitura de Belém fortalece a logística reversa, permitindo que materiais descartados sejam reaproveitados de forma criativa, beneficiando tanto o meio ambiente quanto as cooperativas de catadores, que ganham uma fonte adicional de renda“, afirma Pamela Massoud, secretária executiva de Inclusão Produtiva (Seinp).
Desde o início da atual gestão, as ações de educação ambiental foram reforçadas, especialmente em pontos críticos de descarte irregular de lixo. O trabalho ocorre diariamente em diferentes bairros de Belém. São aproximadamente 12 equipes da sezel que atuam simultaneamente e já alcançaram mais de 40 bairros.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Programa reCICLO
Desde 2020, o programa reCICLO transforma chinelos pós-consumo em diversos produtos, como pisos, rodados para carrinhos de construção e, neste caso, mantas de revestimento para as novas lixeiras.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar