plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MOBILIDADE URBANA

COP 30: saiba onde será proibido estacionar e circular em Belém

Ações incluem ajustes no transporte público, restrição temporária de vias e reforço na segurança viária durante o evento internacional

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia COP 30: saiba onde será proibido estacionar e circular em Belém camera Apresentação das vias que integram o Plano de Mobilidade | Divulgação

Com a proximidade da COP30, Belém entra em uma nova fase de preparação para receber o maior evento ambiental do planeta. A cidade, que será o centro das discussões globais sobre o clima em novembro de 2025, começa a alinhar estratégias para garantir que a rotina dos moradores e o deslocamento dos visitantes ocorram com organização e segurança.

Clique aqui e leia a matéria completa no Diário do Pará.

Nesse contexto, a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) apresentou, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) em parceria com os governos estadual e federal, o Plano de Mobilidade para a COP30, na tarde desta quarta-feira (29), o documento que reúne um conjunto de medidas operacionais e logísticas para o período da conferência.

Conteúdo Relacionado

Entre as principais ações previstas estão intervenções temporárias em vias estratégicas, mudanças pontuais em itinerários de ônibus e a restrição de estacionamento e circulação em áreas próximas às rotas oficiais do evento. Todas as alterações terão caráter temporário e serão devidamente sinalizadas para reduzir os impactos à rotina da população.

Durante a conferência, a cidade também contará com reforço nas operações de fiscalização e ordenamento urbano, em uma atuação integrada dos agentes de trânsito da Segbel, Guarda Municipal de Belém, Detran e demais órgãos de segurança pública. O monitoramento será constante, com foco na fluidez do trânsito, segurança viária e bem-estar coletivo.

Segundo o prefeito Igor Normando, o plano é um marco na organização de Belém para o evento. Ele destacou que a capital deve receber cerca de 60 mil pessoas, e que menos de 10% das linhas de ônibus municipais terão alterações. “Estamos trabalhando em conjunto com os governos estadual e federal para garantir um modelo de mobilidade eficiente, sustentável e que respeite o dia a dia da população”, afirmou o prefeito.

O diretor de Transporte da Segbel, Isaías Reis, reforçou que o plano foi elaborado com base em estudos técnicos e simulações de tráfego, realizados desde o início do ano. O objetivo, segundo ele, é equilibrar as exigências logísticas da COP30 com a manutenção dos serviços regulares de transporte. “Nosso compromisso é garantir que moradores e visitantes possam circular com segurança e tranquilidade durante todo o evento”, destacou.

Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Mais do que um conjunto de medidas temporárias, o Plano de Mobilidade da COP30 simboliza um legado de modernização urbana. As ações de ordenamento, integração e planejamento reforçam o compromisso de Belém em se consolidar como uma cidade capaz de sediar grandes eventos internacionais com eficiência, sustentabilidade e respeito à população local.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias