Grandes eventos globais costumam transformar o ritmo das cidades que os recebem. Com a aproximação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Belém já começa a sentir os primeiros reflexos dessa preparação. O planejamento da mobilidade urbana e da segurança pública está no centro das atenções, com o objetivo de garantir que a capital paraense funcione com fluidez mesmo diante do aumento no fluxo de veículos e visitantes.
Em publicação nas redes oficiais, o Governo do Pará destacou que "as interdições totais são medidas essenciais para garantir o deslocamento seguro para o evento e o bom funcionamento da cidade durante esse período." A mensagem reforça a importância da colaboração da população e da adoção de novos hábitos de deslocamento.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Governo do Pará entrega a Vila COP, em Belém, nesta segunda (03)
- Lancha tática da Polícia Federal chega a Belém para COP30
- Global Citizen arrecada US$ 1 bilhão para a preservação da Amazônia
ORIENTAÇÕES PARA MOTORISTAS
A orientação é clara: o planejamento antecipado será fundamental para evitar transtornos. "Planeje-se com antecedência e mantenha-se informado: pequenas mudanças na rotina fazem uma grande diferença no trânsito", recomendou o governo, ao lembrar que motoristas e pedestres devem acompanhar as informações atualizadas pelos órgãos de segurança.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Com a expectativa de receber chefes de Estado, delegações internacionais e milhares de participantes, Belém intensifica os preparativos para garantir que o evento internacional ocorra de forma organizada. As alterações no trânsito serão gradualmente comunicadas à população, e a recomendação final é de atenção e cooperação. "Fique atento às atualizações oficiais dos órgãos de segurança e compartilhe com quem vai circular pela capital!", conclui a nota do governo.
VIAS INTERDITADAS DURANTE A COP 30:
- 1. As interdições serão totais nos seguintes trechos:
- Av. Brigadeiro Protásio
- Av. Júlio César - entre o Elevado Daniel Berg e a Av. Almirante Barroso
- Av. Dr. Freitas - entre a Av. Rômulo Maiorana e a Av. Visconde de Inhaúma
- Av. Duque de Caxias - entre a Tv. Alferes Costa e a Av. Dr. Freitas
- Durante o período de bloqueio, o tráfego será controlado por agentes de trânsito e forças de segurança.
- Apenas veículos credenciados poderão circular nas áreas de restrição total.
- 2. Acesso de moradores e trabalhadores
- O acesso será permitido somente a quem comprovar residência ou atividade profissional dentro das áreas bloqueadas, mediante credenciamento prévio.
- 3. Rotas específicas:
- Av. Dr. Freitas - acesso pela Av. Rômulo Maiorana, com credencial e comprovante de residência ou trabalho.
- Av. Duque de Caxias - acesso pela Tv. Alferes Costa, também mediante credenciamento e comprovação de vínculo com a área.
- *Atenção: pessoas que não apresentarem os documentos exigidos não poderão circular nesses trechos durante o período da conferência.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar