A Escola Municipal Comunitária do Uraim, localizada em Paragominas, no Pará, recebeu, nesta segunda-feira (3), o projeto Cantos de Leitura, iniciativa que estimula a alfabetização de crianças e jovens a partir da reforma de espaços de leitura em escolas, cooperativas e comunidades. A partir das 14h, os estudantes conhecerão o resultado da nova biblioteca, que agora está mais equipada e lúdica, com um acervo de 1.200 títulos prontos para proporcionar um mergulho no conhecimento e na imaginação.
O projeto é uma realização da Rede Educare e conta com patrocínio da CNH, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. Além do acervo variado que contempla diferentes faixas etárias, o novo espaço de leitura oferece materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos. Mais de 200 estudantes, com idades entre 6 e 15 anos, matriculados no Ensino Fundamental I e II, serão beneficiados pela iniciativa.
"A sala de leitura é um espaço dedicado ao conhecimento, à imaginação e ao desenvolvimento dos nossos alunos. É um local onde eles poderão explorar novos mundos, descobrir novos autores e desenvolver o prazer pela leitura. É um presente para a nossa comunidade escolar e estamos ansiosos para ver o impacto que terá na vida dos nossos alunos. Estamos gratos e reconhecemos o esforço coletivo que tornou possível a criação desse espaço, que representa um avanço importante para a comunidade escolar”, comenta Mayra Carolina de Castro Cardoso, diretora da EMEF Comunitária do Uraim.
A iniciativa tem como propósito ampliar o contato de crianças, jovens e suas comunidades com os livros e, consequentemente, com a leitura, incentivando a incorporação desse hábito como fonte de conhecimento e lazer. Para isso, busca estimular atividades lúdicas que tenham o livro como centro de referência, além de disponibilizar materiais que possibilitem experiências criativas de estímulo à leitura. Também prevê o acesso gratuito a espaços de leitura em instituições públicas culturais e de ensino, garantindo que estudantes em situação de vulnerabilidade social possam usufruir desse direito, fortalecendo o livro como ferramenta de inclusão, aprendizado e transformação.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento”, explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.
“Estar junto de um projeto que tem a leitura como ponto de encontro é mais do que incentivar o hábito de ler, é fortalecer vínculos, promover o conhecimento e valorizar a diversidade das comunidades onde atuamos. É muito gratificante contribuir com uma iniciativa que compartilha os mesmos valores da CNH”, destaca Raquel Montagnoli, gerente de Sustentabilidade da CNH para a América Latina.
Sobre o Cantos de Leitura
É um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como ponto de encontro. São 1200 obras em um espaço convidativo voltado para a leitura, geração de conhecimentos e imaginação para crianças, jovens e adultos.
A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização desses indivíduos, muitos deles em situação de vulnerabilidade. Além do vasto acervo literário, revistas e periódicos são colocados à disposição de um público que hoje ultrapassa 58 mil pessoas beneficiadas com o acesso à leitura.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar