Funcionários da limpeza começaram a entrar na Blue Zone da COP 30, em Belém, no início da noite desta quinta-feira (20), para realizar os trabalhos de higienização e preparação do espaço após o incêndio que atingiu parte dos pavilhões mais cedo.
A ação faz parte do esforço para permitir a reabertura do local até às 20h, conforme informações do governador do Pará, Helder Barbalho, em entrevista à GloboNews. Pelas redes sociais, ele informou que as brigadas trabalharam de forma ágil para conter o sinistro e garantir a segurança das delegações, trabalhadores e visitantes.
Conteúdo relacionado
Segundo a organização da COP 30, uma nova comunicação oficial sobre a situação da Blue Zone será divulgada nas próximas horas, trazendo informações atualizadas sobre as condições de segurança e sobre o andamento das atividades da conferência.
Incêndio atingiu pavilhões de países da área de negociações
O incêndio foi registrado na tarde desta quinta-feira (20) nos pavilhões dos países instalados na Blue Zone, área destinada às negociações oficiais entre governos na Conferência do Clima. As chamas mobilizaram rapidamente as equipes do Corpo de Bombeiros, que atuaram no controle do fogo.
Conforme nota divulgada à imprensa, "treze pessoas foram atendidas no local por inalação de fumaça". Ainda segundo informado, o "estado de saúde está sendo monitorado e elas receberam o suporte médico adequado".
Retorno das atividades
Com os trabalhos de limpeza e inspeção em andamento, a expectativa é de que as atividades da Blue Zone possam ser retomadas ainda hoje, dependendo da confirmação da organização da COP 30. No entanto, também no mesmo horário em que está previsto a reabertura do local, novas informações serão divulgadas.
A Presidência e o Secretariado da COP30 estão trabalhando em estreita colaboração para finalizar um plano de retomada das atividades da COP, que se concentrará nas negociações, assim que o local for avaliado minuciosamente e considerado totalmente seguro pelas autoridades de saúde e segurança do trabalho.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar