Muitos órgãos de segurança pública contam com a ajuda de cães que trabalham e atuam contra os mais diversos crimes, tornando-se também amigos dos policiais e deixando saudade quando partem.
Morreu aos 12 anos o cão policial Ziah, referência no trabalho de faro e símbolo da segurança pública em Marabá, no sudeste do Pará. A morte do K9 foi confirmada pela Guarda Municipal de Marabá (GMM) nesta segunda-feira (22). Segundo a corporação, o animal faleceu de causas naturais, em decorrência da idade avançada, enquanto dormia. O velório foi realizado pela própria GMM.
Ziah foi o primeiro cão policial da história da Guarda Municipal de Marabá e de toda a região. Nascido em 7 de setembro de 2013, construiu uma trajetória marcada por importantes contribuições no combate ao crime, especialmente na localização de drogas e armamentos. Ao longo da carreira, o cão farejador participou de diversas operações e foi responsável pela apreensão de toneladas de entorpecentes, tornando-se uma figura emblemática da corporação.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Vídeo: cão encontra segundo fuzil em carro de fugitivos
- Vídeo: cachorro é adotado e ganha “emprego" em supermercado
Um dos momentos mais marcantes da atuação de Ziah ocorreu durante a operação que resultou na recaptura dos foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Em abril de 2023, então com 10 anos, o K9 localizou, em apenas três minutos, um fuzil e munições escondidos em um dos veículos utilizados pelos criminosos. O armamento estava carregado e pronto para uso, fator considerado decisivo para o êxito da ação.
Na ocasião, equipes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) contaram com o apoio de Ziah durante a operação que culminou na recaptura dos fugitivos no dia 4 de abril, em uma ponte sobre o rio Tocantins, em Marabá. Segundo os policiais envolvidos, o faro preciso do cão foi determinante em uma das fases mais delicadas da ação.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
O inspetor Elder Lourenço, condutor, adestrador e responsável por Ziah durante sua trajetória, destacou à época que o animal atuava com dedicação e entusiasmo. “Ele trabalhava por amor e era recompensado ao final das operações”, relembrou.
Em nota, a Guarda Municipal de Marabá manifestou solidariedade ao inspetor Lourenço, atualmente superintendente adjunto da GMM, ressaltando a relação de confiança e lealdade construída entre ambos. Para a corporação, o sucesso de Ziah reflete o empenho, a disciplina e o profissionalismo do condutor.
Além das ações operacionais, Ziah também desempenhou papel importante em atividades sociais e educativas, atuando como embaixador da Guarda Municipal em eventos comunitários e projetos de conscientização.
“Ele não foi apenas um cão; foi um Guarda Municipal que honrou o uniforme e protegeu a sociedade com coragem”, declarou a GMM, em homenagem ao animal que entra para a história da segurança pública de Marabá.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar