É comum nos últimos dias de dezembro a chuva aparecer nas cidades da Amazônia de forma mais forte. Mas e durante o natal?
Quem pretende passar o Natal em Belém e nos municípios da Região Metropolitana deve se preparar para um feriado com tempo instável. A previsão indica céu predominantemente nublado e ocorrência de chuvas ao longo da véspera e do dia 25 de dezembro, especialmente nos períodos da tarde e da noite.
As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Sema). De acordo com os órgãos, o cenário segue o padrão típico do mês de dezembro na Amazônia, período marcado por alta nebulosidade, calor e pancadas de chuva frequentes.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Vai chover no Natal? Veja previsão do tempo para os dias 24 e 25 no Pará
- Moradores dizem como tentam reduzir o calor em Belém
Segundo o Inmet, nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, Belém e cidades vizinhas devem registrar grande concentração de nuvens ao longo do dia, com possibilidade de chuva a partir da tarde. Durante a noite, as precipitações tendem a ser fracas, porém persistentes, acompanhando a ceia e as comemorações natalinas.
No feriado de quarta-feira (25), o tempo continua instável na capital paraense e região metropolitana. O céu deve variar entre nublado e encoberto, com chance de chuva inclusive durante a manhã. As temperaturas máximas devem ficar entre 30°C e 32°C, enquanto as mínimas giram em torno de 23°C, trazendo leve alívio em relação aos dias mais ensolarados.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso cana no WhatsApp
Em outras regiões
No interior do Pará, o padrão de instabilidade também predomina. Regiões como o Baixo Amazonas e o Alto Tapajós devem registrar chuvas frequentes, inclusive durante a madrugada. No sul e sudeste do estado, há previsão de poucas horas de sol e precipitações ao longo dos dois dias de feriado. A exceção fica por conta de áreas pontuais do nordeste paraense, especialmente no litoral, onde o volume de chuva deve ser menor, apesar do céu nublado.
De acordo com a Sema, a condição climática é influenciada pela atuação do fenômeno La Niña, pelo aquecimento do Atlântico Tropical Norte e pela dinâmica atmosférica característica do período chuvoso amazônico. Apesar do tempo fechado, não há previsão de eventos climáticos extremos de forma generalizada.
Os órgãos de monitoramento recomendam atenção redobrada para quem planeja confraternizações ao ar livre ou deslocamentos durante o feriado. Em Belém e na região metropolitana, o Natal deve ser celebrado sob clima abafado, céu encoberto e presença constante da chuva.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar