plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Estudantes de Ananindeua criam lixeira com uso de IA

Estudantes da Escola Estadual João Carlos Batista desenvolvem a Lixeira Inteligente, unindo tecnologia e sustentabilidade em projeto inovador de robótica.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estudantes de Ananindeua criam lixeira com uso de IA camera Projeto de robótica de alunos de uma escola estadual alia tecnologia e sustentabilidade | Divulgação

A Inteligência Artificial ajuda a tornar a educação mais inovadora e próxima da realidade dos estudantes. Quando usada em projetos de sustentabilidade, ela transforma a teoria em prática, fortalece a educação ambiental e incentiva a consciência ecológica, inclusive nas escolas públicas.

A integração entre tecnologia, sustentabilidade e aprendizagem interdisciplinar ganha espaço na Escola Estadual João Carlos Batista, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). Estudantes do Grupo de Robótica Inova JCB desenvolveram o Projeto “Lixeira Inteligente para Separação de Resíduos (LISER 1)”, uma solução automatizada capaz de identificar e separar materiais recicláveis por meio de Inteligência Artificial (IA).

O projeto foi formado e orientado pelos professores Marcelo Mesquita, Arthur Queiroz e Klevertton Feio, que atuam de forma integrada no desenvolvimento das atividades pedagógicas e tecnológicas com os estudantes. Para o professor de Matemática Marcelo Mesquita, a iniciativa evidencia o potencial da escola pública na produção científica.

“É importante que nossos alunos do Ensino Médio tenham a oportunidade de aprender e fazer ciência de ponta. Muitas vezes, acreditamos que determinados temas só podem ser trabalhados nas universidades, e o projeto mostra que isso não é verdade. Isso nos deixa muito orgulhosos”, destaca o professor.

Lixeira sustentável criada por estudantes paraenses
📷 Lixeira sustentável criada por estudantes paraenses |Divulgação

Reciclagem e redução de custos

De acordo com os professores, o protótipo foi criado com o objetivo de facilitar o processo de reciclagem e reduzir custos de produção. A lixeira inteligente foi construída com materiais recicláveis e utiliza uma webcam acoplada a um sistema de Visão Computacional e Deep Learning.

Os professores explicam que, a partir da captura de imagens, o sistema analisa características como cor, textura e brilho para identificar o tipo de resíduo descartado. Após a identificação, um sistema mecânico direciona automaticamente o material para o compartimento correto, tornando o processo mais eficiente e reduzindo a necessidade de separação manual.

Para o estudante Maurício Mota, da 1ª série do Ensino Médio, a participação no projeto representa uma oportunidade transformadora. “Quando soube que fui selecionado para o Grupo de Robótica fiquei muito feliz, pois nunca imaginei participar de algo assim. O projeto me incentivou a dar o meu melhor não só na Robótica, mas também nas outras disciplinas”, informa.

'Aprendizado para vida' - A aluna Estefane Silva, da 3ª série do Ensino Médio, destaca o impacto formativo da experiência. “Participar do projeto foi algo marcante, que levarei como aprendizado para a vida. A lixeira inteligente me fez enxergar a tecnologia como uma ferramenta real de cuidado com o meio ambiente e com as pessoas", ressalta, acrescentando que "aprendi a trabalhar em equipe, a ouvir ideias diferentes e a lidar com desafios. Ver a lixeira funcionando foi extremamente gratificante, e despertou em mim o desejo de continuar contribuindo para um futuro mais sustentável”.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

De acordo com a metodologia adotada pelo Grupo, o projeto contribui para o desenvolvimento de competências essenciais no Ensino Médio, como pensamento computacional, criatividade, resolução de problemas reais, cultura digital e protagonismo juvenil.

Os professores também informam que a iniciativa surgiu a partir do PDDE Interativo, e foi aprimorada com o uso de kits de robótica doados pelo Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb). A observação da realidade da comunidade local, especialmente no que diz respeito ao tratamento do lixo, também foi determinante para a concepção do projeto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias