A formação de novos motoristas no Brasil passa por transformações que refletem mudanças no modo de pensar o trânsito, a mobilidade urbana e a segurança viária. Em meio a debates sobre excesso de estímulos, nervosismo em avaliações práticas e altos índices de reprovação, ajustes nos exames de habilitação ganham espaço como tentativa de tornar o processo mais eficiente, educativo e alinhado à realidade das vias brasileiras.
Nesse contexto, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) deixou de exigir a prova de baliza nos exames práticos para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida está em vigor desde o último dia 19 e se aplica a todos os exames realizados no estado, seguindo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025.
CONTEÚDO RELACIONADO
- VÍDEO: Caçamba cai em rio durante travessia em Colares
- IPTU 2026 : saiba opções de pagamento facilitado com desconto de até 10%
- Hábitos financeiros saudáveis devem começar já em janeiro
MENOS BUROCRACIA
De acordo com a diretora-geral do Detran, Renata Coelho, a mudança atende à nova normatização federal que regulamenta a aprendizagem e o processo de formação de condutores, dentro do Programa CNH do Brasil, do Governo Federal. Segundo ela, o objetivo é tornar o processo menos burocrático e mais focado na segurança viária.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
"O Detran está atento às novas recomendações e imediatamente adotou as mudanças internas, iniciando pela dispensa da baliza, que muitas vezes dificultava a conclusão dos processos de habilitação ao ser o principal motivo de reprovação dos candidatos", explicou a gestora.
"VILÃ" DA PROVA PRÁTICA
Tradicionalmente apontada como a etapa mais temida do exame prático, a baliza era considerada a "vilã" da prova e responsável por grande parte das reprovações. Com a nova regra, o trajeto do teste prático permanece o mesmo, mas a avaliação passa a priorizar aspectos como respeito à sinalização, cumprimento das normas de trânsito e condução segura do veículo.
Os examinadores agora devem concentrar a análise no comportamento do candidato, no domínio da via e na capacidade de dirigir com atenção e responsabilidade. A dispensa da baliza vale tanto para candidatos que já estavam com o processo em andamento quanto para aqueles que ainda irão iniciar a habilitação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar