plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CATEGORIA REJEITA PROPOSTA

Bancários do Pará vão paralisar atividades na quinta-feira (20/08)

Sindicato informou que categoria vai suspender atividades em 20 de agosto após rejeitar proposta apresentada pela Fenaban na Campanha Nacional 2026.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Bancários do Pará vão paralisar atividades na quinta-feira (20/08) camera Bancários do Pará anunciam paralisação em 20 de agosto para protestar contra proposta da Fenaban, com 97,60% de votos contrários. | Elza Fiúza/Agência Brasil

Os bancários e bancárias do Pará anunciaram uma paralisação das atividades para esta quinta-feira (20/08). A decisão foi tomada em assembleia realizada na segunda-feira (17/08), quando a categoria avaliou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) durante a Campanha Nacional 2026.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro do Estado do Pará, a paralisação ocorrerá das 0h às 23h59 do dia 20 de agosto. O sindicato informou que a mobilização é uma forma de protesto contra a proposta apresentada pelos bancos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Na assembleia, 97,60% dos votos válidos foram contrários à proposta da Fenaban. Já a paralisação foi aprovada por 93,56% dos participantes.

A votação ocorreu de forma virtual, pela plataforma VotaBem, e acompanhou deliberações realizadas por entidades sindicais de bancários em outras partes do país.

Por estratégia de organização, o sindicato informou que os locais de concentração e as agências que participarão da paralisação serão divulgados nas primeiras horas desta quinta.

Proposta dos bancos é alvo de críticas

Entre os pontos que provocaram a rejeição da categoria está a previsão de congelamento do piso salarial de ingresso e a aplicação de reajustes diferentes de acordo com faixas salariais.

Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Para o movimento sindical, a proposta cria diferenças entre os trabalhadores e pode enfraquecer a unidade da categoria durante as negociações da campanha salarial.

A paralisação pretende pressionar os bancos a avançarem nas negociações e apresentarem uma proposta considerada mais favorável aos trabalhadores.

Sindicato orienta sobre mobilização

A presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira, afirmou que o resultado da assembleia demonstra a insatisfação da categoria com o andamento das negociações.

Segundo ela, a paralisação deve servir como demonstração de unidade dos trabalhadores e pressão por avanços nas tratativas com os bancos.

O sindicato afirma que a mobilização busca evitar perdas de direitos, impedir a divisão da categoria e fortalecer as reivindicações apresentadas durante a Campanha Nacional 2026.

O aviso divulgado pela entidade informa que a paralisação foi aprovada conforme as regras previstas na Lei nº 7.783/1989, que trata do exercício do direito de greve. A categoria deverá interromper as atividades durante todo o dia 20 de agosto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!