Hoje é comemorada uma das datas mais importantes do judaísmo, o Yom Kipur, conhecido como o Dia do Perdão. Para os judeus, é o dia mais sagrado do calendário judaico. Por esse motivo, neste dia, os judeus ficam em jejum completo por 25 horas e consideram a data como um feriado. O rabino Moisés Almescany explica que o feriado começa no pôr do sol que dá início ao décimo dia de Tishrei, o sétimo mês do calendário judaico, e continua até o final da tarde seguinte.
O Tishrei corresponde no calendário gregoriano a um período compreendido entre os meses de setembro e outubro. “Deus julgou a humanidade e registrou sua sentença no Livro da Vida, mas ofereceu um período de reflexão de dez dias para os pecadores se arrependerem. É justamente este décimo dia que comemoramos o Dia do perdão, ou Yom Kipur”, ressalta Almescany.
Os judeus dedicam o dia do Yom Kipur ao jejum, oração, reflexão, arrependimento e ao perdão. “Neste dia, ficamos em jejum completo. É um dia de não fazer nada. Não se deve comer, beber, tomar banho nem passar perfumes”.
O rabino explica ainda que no final do dia, antes do pôr do sol, os judeus se reúnem na sinagoga, o templo do judaísmo, onde juntos fazem uma prece. No final do Yom Kipur, ocorre uma cerimônia que marca a última oportunidade para o arrependimento.
A celebração se encerra com a repetição do versículo “O Senhor é nosso Deus” por sete vezes. Em toda a Amazônia existem cerca de 30 mil judeus. Em Belém, são mais de três mil adeptos à religião.
YOM KIPPUR - O QUE É ?
Yom Kippur, o Dia do Perdão, é a mais importante e sagrada festividade do Judaísmo. É um dia de jejum e reza, celebrado no décimo mês Hebraico de Tishrei, 10 dias após Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico.
Marca o final dos “Dez Dias de Arrependimento” e concede aos judeus a última oportunidade de obter perdão e absolvição por seus pecados do ano que terminou. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar