Uma produção leiteira com sustentabilidade econômica, social e ambiental é o objetivo central do Programa Paraense de Desenvolvimento da Pecuária de Leite, que contará com o primeiro Laboratório de Qualidade do Leite (LQL) da Região Norte e com o Centro de Tecnologia do Leite, este último ainda em fase inicial, sob a coordenação da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em parceria com as secretarias estaduais de Agricultura (Sagri) e de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), dentre outros.
O LQL-Norte está previsto para ser concluído em abril de 2011, porém o programa “Ufra - Leite de Qualidade” já começa a mostrar ótimos resultados entre os produtores do Estado, mediante a realização de ações organizacionais que contam também com apoio de empresas privadas ligadas ao setor.
Fortalecer a economia com desenvolvimento sustentável parece um grande desafio, mas os produtores da região sudeste do Pará estão encontrando na pecuária leiteira a melhoria que faltava em sua renda familiar, além de colaborarem na recomposição de pastos degradados. Tudo isso graças ao poder de transformação que os programas de desenvolvimento da atividade leiteira oferta aos produtores. A conscientização da preservação do meio ambiente é feita ao mesmo tempo em que se realiza a capacitação profissional destes trabalhadores.
>> Leia mais no Diário do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar