plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Oficina de audiovisual aborda a cultura negra

A Fundação Palmares realiza a oficina audiovisual "O Negro e Belém", vencedora do edital "Ideias Criativas para 20 de novembro de 2010", na Fundação Curro Velho, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. O vai discutir e trab

twitter Google News

A Fundação Palmares realiza a oficina audiovisual "O Negro e Belém", vencedora do edital "Ideias Criativas para 20 de novembro de 2010", na Fundação Curro Velho, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. O vai discutir e trabalhar a formação da identidade de Belém por meio da presença, influência e importância da cultura negra.

Serão três oficinas de realização audiovisual, com 40 horas de atividades, destinadas a jovens entre 18 e 25 anos. O objetivo é aprender os caminhos do roteiro, direção e fotografia de documentários. Como resultado, cada oficina apresentará um documentário de baixo orçamento, totalizando três filmes em um mês de oficinas. A primeira está sendo realizada na Fundação Curro Velho e conta com 20 alunos.

Walério explica que o tema do primeiro filme será a religiosidade do Tambor de Mina, sugerido pelo aluno Valdecir Dada Hunun, 24 anos, sacerdote da religião. Valdecir acredita que "a religião afro é o principal elo com a cultura negra". Para ele, a cultura afro só sobrevive graças às religiões de matriz africana, sendo este o motivo para a escolha do tema para o roteiro do filme, ainda sem título.

Ribeirinhos

O diretor também informa que estas são as primeiras oficinas do projeto "Oficina em Foco". Cada edição trabalha um tema específico, e a próxima será o "Olhar Ribeirinho", a ser ministrada em 2011 na cidade de São João da Ponta (nordeste paraense), dentro do edital Microprojetos da Amazônia Legal. "Esta foi a forma que encontrei para dar um retorno à comunidade de São João da Ponta, onde estivemos em 2008 gravando o documentário Camisa de 11 Varas, com jovens não atores do local".

Locais das oficinas:

Oficina 02 (16 a 22/11)
Fundação Curro Velho - Rua Nelson Ribeiro, 287, bairro Telégrafo. Fone: 3184-9100/3184-9109.

Oficina 03 (23 a 29/11)
Casa da Linguagem - Avenida Nazaré, 31, bairro Nazaré. Fone: 3241-9786.
30/11 - Exibição pública dos curtas no Cineclube Pedro Veriano, Casa da Linguagem, às 17h30.

(DOL, com informações da Secom)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!