plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sema apreende madeira em Vigia e São Caetano

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) do Pará apreenderam 23,15 metros cúbicos de madeira ilegal, de diversas espécies, entre as quais angelim-pedra e piquiá, nos municípios de São Caetano de Odivelas e Vigia. Na quarta-feira, 24, os age

twitter Google News

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) do Pará apreenderam 23,15 metros cúbicos de madeira ilegal, de diversas espécies, entre as quais angelim-pedra e piquiá, nos municípios de São Caetano de Odivelas e Vigia. Na quarta-feira, 24, os agentes encontraram os produtos florestais em quatro estâncias por meio de denúncias enviadas ao órgão ambiental em Belém.

Cinco estabelecimentos foram autuados, mas apenas quatro tiveram madeira apreendida. Quando os fiscais chegaram a uma estância de grande porte em São Caetano, o proprietário informou que as madeiras teriam vindo de Abaetetuba e de Benfica, municípios próximos à capital paraense, porém, não pôde comprovar a origem legal da madeira. O responsável também foi autuado por não apresentar a licença de operação para o funcionamento do empreendimento.

Segundo o coordenador da ação, Marco Xavier, o responsável pela empresa terá, assim como os outros, 15 dias para apresentar defesa na Sema.

Outro problema identificado em todos os estabelecimentos fiscalizados foi a falta de Cadastro de Exploração de Produtos Florestais (CEPROF), ítem indispensável para a comercialização de madeira. "As empresas também não apresentaram licença de operação, sendo assim os mesmos foram orientados a procurar a legalização junto ao orgão ambiental competente. Caso contrário terão suas atividades totalmente suspensas", garante Xavier.

Além dos municipios Abaetetuba e Benfica, os proprietários quando questionados durante a fiscalização, disseram que a madeira verificada em seus pátios também poderiam estar vindo dos municipios de Curralinho e Moju. A origem real da madeira apreendida será investigada pela Sema.

(DOL com informações da Sema)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!