Na tarde deste domingo (26) irá acontecer a procissão da famosa Marujada, em Bragança. O evento esta previsto para começar às 16h. O município está cheio de pessoas de vários locais do Pará para assistir a tradicional dança.
A marujada tem à frente a “capitoa”, responsável por iniciar e encerrar a dança. A valorização da mulher na marujada também pode ser constatada na vestimenta. A roupa das marujas é notoriamente mais rebuscada que a dos homens. A multiplicação de marujos e marujas a cada ano deve-se, principalmente, ao repasse da tradição de geração em geração.
Camila da Cruz, 28, sai de maruja na procissão de São Benedito desde criança, quando era levada pela avó, que preparava com a vestimenta para a ocasião. Dando continuidade ao que assimilou em família, Camila que é mãe de Gustavo, de 4 anos, repete o procedimento da avó, introduzindo o menino na bicentenária cultura bragantina.
“Levo-o para acompanhar a procissão desde que ele tinha 3 anos. Vamos juntos vestidos de marujos. Em 2016, ele será o juiz da festividade e já, com 10 anos estará mais entendido sobre o significado cultural disso tudo. E eu acredito que ele gostará de ser envolvido com essa tradição, assim como eu me sinto feliz de ter sido criada com este lastro de fé e cultura”, justifica Camila. (DOL, com informações do Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar