A situação permanece tensa em Anapu, no sudoeste do Pará, onde trabalhadores rurais do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança mantém, desde a semana passada, um bloqueio na estrada para impedir o trânsito de madeireiros que exploram ilegalmente a floresta do assentamento.
O policiamento já foi reforçado na região, e agentes de Belém, Marabá e Altamira foram enviados para o local. Amanhã, acontecerá uma reunião no local, com a presença da superintendente do Incra de Santarém, Cleide Antonia de Souza.
Os assentados propuseram a colocação de guaritas de segurança nas entradas do assentamento, para coibir a invasão da área por madeireiros. A medida já foi tomada em outro assentamento de Anapu.
Na semana passada, após pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria de Segurança Pública do Pará enviou homens da Polícia Militar para o local. Eles chegaram a apreender um caminhão carregado de toras retiradas ilegalmente, mas não efetuaram nenhuma prisão. Após a saída da PM, de acordo com informações da Comissão Pastoral da Terra, os madeireiros voltaram ameaçar os assentados. (Agência Estado)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar