plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sociólogo faz diagnóstico da educação no Brasil

O que falta para melhorar a Educação Básica no Brasil? Maiores investimentos em infra-estrutura e capacitação ou melhores salários para professores? Essas e muitas outras questões estarão na pauta da Aula Magna da Universidade da Amazônia, que será minist

twitter Google News

O que falta para melhorar a Educação Básica no Brasil? Maiores investimentos em infra-estrutura e capacitação ou melhores salários para professores? Essas e muitas outras questões estarão na pauta da Aula Magna da Universidade da Amazônia, que será ministrada no próximo dia 27 pelo renomado sociólogo Simon Schwartzman. O especialista traçará um panorama atual do desempenho da Educação Básica e as implicações para a Educação Superior.

Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Simon Schwartzman é dono de uma vasta produção acadêmica, na qual o tema da educação ocupa lugar de destaque, entre livros e artigos científicos. O sociólogo, que é doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Berkeley (Califórnia), é presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, no Rio de Janeiro, e membro da Academia Brasileira de Ciências.

De acordo com os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, o Brasil figurou entre os três países que alcançaram a maior evolução no setor educacional na última década. Contudo, o país ainda está longe de ser uma potência na educação. Entre os 65 países avaliados pelo Pisa, o Brasil, com uma média de 401 pontos, ficou na 53ª posição, abaixo de países como Romênia, México, Chile e Uruguai. A federação também ficou bem abaixo da média da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 469 pontos.

Os cinco países melhores colocados no Pisa 2009 foram China, com 577 pontos, Hong Kong, com 546, Finlândia e Cingapura, com 543, e Coréia do Sul, com 541. No Brasil, a avaliação feita por unidades da Federação mostrou o Distrito Federal com a melhor média, seguido por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás, todos com média superior à nacional.

Problemas - Para Simon, o maior problema das escolas públicas no Brasil, no que diz respeito ao ensino básico, é a qualidade das escolas. Segundo ele, são problemas que têm a ver com recursos, formação e qualidade de professores, com a maneira como o sistema educacional está organizado, a exemplo da estrutura de secretarias e a burocracia pela qual as escolas são administradas.

“Hoje o Brasil, se você comparar internacionalmente, ainda dedica poucos recursos por aluno. Apesar de que o Brasil já gasta uma porção alta do orçamento em educação (algo como 5 a 5,5% do PIB), isso em termos absolutos ainda é pouco. Nosso sistema educacional desperdiça muito dinheiro. Se fosse possível só ajustar de maneira adequada a idade-série, poderia-se economizar 20% do dinheiro. Depois, os gastos principais do governo em educação pública básica são municipais e estaduais, mas o governo federal, que também tem uma contribuição a dar, concentra o esforço quase todo no ensino superior”.

Outro grave problema apontado pelo sociólogo é a falta de qualificação de muitos professores. Conforme ele, as avaliações que se fazem mostram que grande parte termina a escola sem saber ler, escrever e contar. “Você coloca uma criança de classe média na escola, ela vai aprender mesmo que a escola não seja grande coisa. Porque a família vai estar ali incentivando, ela aprende até sozinha em casa. Mas se você coloca uma criança de pais sem recursos, que não tiveram educação, ela precisa de uma atenção especial, de uma metodologia e de materiais pedagógicos adequados. As nossas faculdades de educação não formam professores capacitados para educar esses alunos com menos condições de aprendizagem”, avalia.

A Aula Magna marcará a abertura oficial do calendário acadêmico da Unama e contará com a participação do reitor Antônio Vaz, do diretor administrativo-financeiro Marcelo Adler, gestores, coordenadores e professores da instituição.

SERVIÇO: Aula Magna da Unama “O desempenho da Educação Básica no Brasil e as implicações para o Ensino Superior”. Dia 27 de janeiro, às 19h, nos auditórios 1 e 2 do Campus BR. (Ascom Unama)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!