O vocabulário ornamental de Antônio José Landi: um álbum de desenhos para o Grão Pará é o título da dissertação de autoria de Domingos Oliveira. Trata-se da primeira defesa de dissertação do curso de Mestrado em Artes, do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), stricto sensu, do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA). A apresentação do trabalho aconteceu nesta quarta-feira, 9, no prédio do ICA, em Belém.
A Pesquisa, orientada pelo professor doutor Afonso Medeiros, aborda a produção arquitetônica do italiano Antônio José Landi, no século XVIII, em Belém. “Minha aproximação com a temática dos ornamentos utilizados pelo arquiteto remonta ao ano de 2008, quando desenvolvi a monografia Capela Pombo, Belém/PA: Interpretação e Perspectivas, apresentada na conclusão do curso de especialização promovido pelo Fórum Landi/UFPA”, explica Domingos.
A partir das sugestões da banca, que avaliou a monografia, Domingos conta que elaborou um anteprojeto de pesquisa sobre o assunto e apresentou-o à seleção do Mestrado em Artes do ICA. Com a aprovação, começou o trabalho: “A maior dificuldade foi chegar à delimitação do universo a ser analisado na pesquisa, o recorte, como se costuma chamar. Como Landi produziu desenhos na Itália, em Portugal e no Brasil e teve obras edificadas em Belém, dadas as limitações de tempo, decorrentes dos prazos de um curso de mestrado, optei por limitar meu estudo aos desenhos produzidos durante sua permanência no Brasil e às obras aqui edificadas”, ressalta ele. A dissertação apresenta uma análise – segundo Domingos, a fase mais trabalhosa do processo – detalhada de cada ornamento.
Marco na Amazônia - Domingos faz questão de destacar a importância de um Mestrado em Artes na Amazônia: “Inaugurar as defesas é, para mim, honroso e uma responsabilidade bastante grande, principalmente quando penso que não apenas inauguro as defesas desse mestrado, mas também as defesas dos Mestrados em Arte da região, um sonho acalentado há muito tempo, por muitos. Ao final desse curso, penso que o processo como um todo, ainda em amadurecimento, pode e deve marcar um momento importante para a reflexão das Artes e dos seus processos de produção na região."
PPGArtes - O Programa de Pós-Graduação em Artes, stricto sensu, foi criado em 2009, oferecendo o curso de Mestrado em Artes dividido em duas linhas de pesquisa: Processos de criação, transmissão e recepção em Artes e Arte Contemporânea. (Ascom ICA-UFPA)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar