O que seria a certeza de um emprego estável está se tornando um pesadelo para muitos. A realização de concursos municipais no Pará está cada vez mais difícil por causa de diversas burocracias e problemas: provas que não são realizadas, resultados que não são divulgados, entre outros entraves, têm gerado uma grande expectativa entre os candidatos.
O pedagogo Joni Vieira, que já prestou prova para diversos concursos municipais, só tem a reclamar. “O concurso de Santa Bárbara nem aconteceu e nem devolveram o dinheiro. Já o de Santo Antônio do Tauá, só falta a nomeação. Me sinto lesado”.
Vieira ainda comenta que já procurou as empresas que realizaram os concursos e as justificativas são as mais diversas. “Uns dizem que é culpa das prefeituras. Outros nem sequer me atendem ou colocam informações no site. Simplesmente tudo foi esquecido, inclusive as pessoas que pagaram para fazer a prova”.
Para o presidente da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), José Emilio Almeida, os concursos suspensos não foram finalizados. “O concurso só termina quando os aprovados são nomeados. Se isso não acontecer é crime constitucional”.
Segundo Almeida os únicos concursos com problemas foram os de Santa Bárbara, Santo Antônio do Tauá e Marituba, já com ações na Justiça. O de Marabá, que havia sido suspenso, já teve prova realizada. Ainda de acordo com o presidente da Asconpa, a maioria dos problemas nos certames são causados pelos prefeitos locais. “Já denunciamos isso”, disse.
A equipe do DIÁRIO tentou contato com as prefeituras de Santa Bárbara e Santo Antônio do Tauá, e também com as empresas organizadoras, Cajav e FTDC, mas sem sucesso.
MAIS UM
A Prefeitura de Marabá acatou decisão judicial e suspendeu o concurso público para procurador municipal. As provas seriam aplicadas no próximo domingo (13). Quase 400 candidatos se inscreveram para disputar cinco vagas ofertadas. A decisão da Justiça atendeu a um pedido da OAB que alegou, entre outras coisas, irregularidades no edital como a ausência de áreas importantes do Direito no conteúdo programático.
As provas para os demais cargos continuam mantidas para o domingo. Segundo o Cetap (Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional), empresa que realiza o certame, cerca de 17 mil pessoas disputam 833 vagas de nível médio e 1.155 de nível superior. Entre os cargos mais disputados o que se destaca é o de administrador, com 71 pessoas disputando uma única vaga.
Há ainda mais 1.550 candidatos que concorrem às vagas para a Guarda Municipal. O maior número de inscritos foi para o cargo de guarda municipal (zona urbana), que oferta 90 vagas, e o mais concorrido é o de inspetor da guarda, com 22,3 candidatos para cada uma das dez vagas ofertadas. O número de candidatos de fora do município soma 473.
A prova deste domingo acontece apenas em Marabá, com duração de três horas e meia, sendo que a aplicação do período matutino inicia às 8h30 (para candidatos do nível médio) e do vespertino às 15h (para candidatos do nível superior). (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar