As agências de notícias da Turquia disseram que manifestantes curdos entraram em choque com a polícia hoje, durante protestos que marcaram o 12º aniversário da captura do líder insurgente curdo Abdalla Ocalan.
As agências Anatólia e Dogan disseram que os manifestantes jogaram pedras e coquetéis Molotov nos policiais em 12 cidades ao redor da Turquia. A polícia disparou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Pelo menos 30 manifestantes curdos foram detidos.
Ocalan foi capturado no Quênia em 1993 e levado à Turquia, onde foi condenado à morte por traição. Mais tarde, sob pressão da União Europeia (UE), a sentença foi comutada para prisão perpétua, que ele cumpre na ilha-prisão de Imrali, no Mar de Mármara. Ocalan liderou o Partido do Trabalhadores do Curdistão (PKK), que desde 1984 conduz uma insurgência contra o governo turco por autonomia das províncias de maioria curda. As informações são da Associated Press.
(Agência Estado)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar