plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Evento homenageia chef Paulo Martins

A 9ª edição do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, realizado de 25 a 27 de abril, será uma homenagem ao Chef Paulo Martins, seu idealizador, falecido em setembro de 2010. Este ano, dez renomados chefs brasileiros foram convidados para visitar Belém e aprofund

twitter Google News

A 9ª edição do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, realizado de 25 a 27 de abril, será uma homenagem ao Chef Paulo Martins, seu idealizador, falecido em setembro de 2010. Este ano, dez renomados chefs brasileiros foram convidados para visitar Belém e aprofundar seus conhecimentos sobre a gastronomia regional paraense.

Entre os participantes estão nomes como Danio Braga (Locanda della Mimosa – Petrópolis, RJ), Alex Atala (D.O.M, SP), Mônica Rangel (Gosto com Gosto - Visconde de Mauá, RJ), Dalton Rangel (Yuca Gourmet – Visconde de Mauá - RJ) Juarez Campos (Oriundi Ristorante – Vitória, ES) André Saburó (Quina do Futuro – Recife, PE), Ana Luiza Trajano (Restaurante Brasil a Gosto – SP), William Chen (Restaurante Babel - Brasília/DF) e Heiko Grabolle (Consultor Gastronômico).

Um dos pontos altos do evento será o Jantar Popular, em que os chefs convidados de fora do Estado, citados acima, e os chefs paraenses Carmelo Procópio (Marujo´s), Cristine Klautau (Maga Bistrô), Daniela Martins (Lá em Casa), Fabio Sicília (Famiglia Sicilia), Santro Mota (Mania de Pizza, Santarém) e Thiago Castanho (Remanso do Peixe), criarão receitas harmonizadas com os pratos feitos pelas boieiras – as feirantes que habitualmente servem as refeições no mercado.

A programação inclui uma exploração ao mercado do Ver-o-Peso e um passeio de barco pela Baia do Guajará (dia 25), para reforçar a troca de conhecimento entre os chefs locais e os visitantes. No fim do dia, uma mesa redonda reunirá, no Hotel Hilton, alguns dos participantes em torno de temas como o uso dos ingredientes regionais na cozinha contemporânea, a possível perda da identidade regional tradicional, e o incentivo à melhoria da qualidade dos produtos. A entrada é franca.

No dia seguinte (26), os convidados dedicam-se à preparação dos pratos que servirão à noite no Jantar Popular no mercado de peixe do Ver-o-Peso, que encerra o evento. Pratos tradicionais serão preparados pelas boieiras, em dupla com os chefs, que acrescentarão seus toques pessoais às receitas. A entrada custa R$ 20, com direito à degustação de 2 pratos diversos.

Histórico

Tucupi, jambu, açaí, farinha de tapioca, cupuaçu, bacuri, pupunha. Se não fosse pelo talento do saudoso chef Paulo Martins, os nomes desses produtos e ingredientes tão comuns à culinária paraense seguiriam desconhecidos da maioria do público brasileiro.

Orgulhoso de suas raízes e sabedor do potencial das delícias de sua terra, o chef Paulo fez juz ao título informal de Embaixador da Gastronomia Paraense. Foi um verdadeiro militante na divulgação da culinária natal em viagens, festivais, palestras e cursos. O trabalho culminou com a criação, em 2000, do evento “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”, um dos mais bem sucedidos festivais gastronômicos do país.

Ao longo destes anos, o evento recebeu grandes nomes da cozinha brasileira e internacional como Alex Atala, Ana Bueno, Bel Coelho, Bella Mazano, Celso Freire, César Santos, Claude Troisgros, Danio Braga, Emmanuel Bassoleil, Flávia Quaresma, Ignácio Ito, Luciano Boseggia, Mônica Rangel, Sérgio Arno, Tereza Corsão, Vitor Sobral e muitos outros. Com o falecimento de Paulo, em setembro de 2010, a organização passa para sua esposa Tania Martins.

A gastronomia regional brasileira se reconhece a partir da culinária paraense. A fusão de quatro elementos foi indispensável para o sucesso: A riqueza de ingredientes locais, a sabedoria na sua utilização, a herança dos povos nativos, e a singularidade no preparo introduzido pelos colonizadores portugueses.

Em se tratando da Nouvelle Cuisine contemporânea, o Pará destaca-se como um dos mais promissores destinos gastronômicos. A influência de sua culinária disseminou-se com os chefs locais, trazendo reconhecimento da autêntica cozinha brasileira, bem como do resgate de sua auto-estima.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias