plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Programa inovador de licenciatura na Unama

O Programa de Licenciaturas da Universidade da Amazônia reúne oito cursos. Por meio dele, a Unama trabalha para elevar a qualidade dos futuros docentes, através do fomento a projetos institucionais, na perspectiva de valorizar a formação e reconhecer a re

twitter Google News

O Programa de Licenciaturas da Universidade da Amazônia reúne oito cursos. Por meio dele, a Unama trabalha para elevar a qualidade dos futuros docentes, através do fomento a projetos institucionais, na perspectiva de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.
Para a coordenadora do curso de Letras, professora Célia Jacob, entre os vários papéis do professor está fazer com que o aluno tenha autonomia de buscar as próprias respostas para as questões que rodeiam o mundo.
Entre os diferenciais do curso de Letras da Unama está o Programa de Iniciação à Pesquisa na Graduação, dedicado exclusivamente a estudantes das habilitações em Português, Inglês e Espanhol matriculados na disciplina Práticas e Pesquisas Interdisciplinares em Estudos da Linguagem. Ainda como parte do Programa, no Fórum de Letras da Unama, evento acadêmico científico e cultural que acontece anualmente, cada aluno apresenta, com o aval do seu orientador, resultados parciais da pesquisa e, com isso, tem seu texto publicado nos Anais.

NOVIDADE

A Licenciatura em Ciências Biológicas está sendo ofertada na Unama pela primeira vez em 2012. O curso já estreia com o projeto Vivências. A iniciativa levará o aluno do primeiro semestre a parques ambientais na grande Belém, unindo prática e teoria. Além do Projeto Vivências, haverá ainda o Trote Ecológico no próximo dia 11. Na ocasião, os alunos visitarão o Parque Ambiental de Ananindeua, com direito à palestra, plantio de mudas, trilha ecológica e atividades que envolvem a Biologia.

Em 2012, a Licenciatura em Matemática da Unama completará 32 anos de atividade. O coordenador do curso e diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Miguel Chaquiam, enfatiza o ‘Aprender ensinando e Ensinando a Aprender Matemática’, as aulas de reforço e o acompanhamento ofertados por acadêmicos, preferencialmente, aos alunos das escolas públicas do ensino fundamental e médio.

Para 2012, o curso constituiu um currículo que proporciona uma formação com vivência crítica da realidade da educação básica bem como com a experimentação de novas propostas, considerando a evolução histórica da Educação Matemática e sua importância no contexto social. Cerca de 90% do corpo docente tem titulação de mestre ou doutor. Sem falar nas atividades executadas no Lema - Laboratório do Ensino da Matemática - e na biblioteca de acervo atualizado.

A licenciatura em Geografia também é nova na Unama. O curso está estruturado em quatro módulos: básico, intermediário, avançado e o módulo de aprofundamento. Ao todo são 3.360 horas/aula, divididas em 200 horas/aula de atividades complementares, estágios supervisionados de ensino I e II, além da carga horária destinada às aulas práticas e teóricas. Segundo o coordenador do curso, professor Jader Ferreira, a formação investirá no profissional para capacitá-lo a desenvolver suas atividades na perspectiva da educação e da pesquisa.

HISTÓRIA

O curso de História é um dos “calouros” da Unama em 2012. Em sua matriz curricular, todas as disciplinas são obrigatórias, mas existem as optativas que estão em outros cursos e possibilitam ao estudante uma visão maior, um conhecimento mais abrangente relacionado a outros campos, como Análise do Discurso, Políticas Sociais no Brasil, Cultura e Literatura de Expressão Amazônicas.

O curso de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais está consolidado na Unama. São 32 anos de reconhecido compromisso ético com o ensino, a pesquisa e a extensão. O curso participa, por exemplo, do programa Benevides Sustentável – a Unama em parceria com a prefeitura local promove ações educativas e serviços nas áreas de ciências jurídicas, da saúde e sociais; em ciências sociais, a coordenação é da professora doutora Ana Maria Vasconcelos – mas, há também projetos de pesquisas desenvolvidos pelos professores doutores Eugênia Rosa Cabral, Sérgio Gomes e Rosália Correa.

O curso conta com uma agenda anual de eventos. Em 2012 o primeiro será o XVII Fórum Amazônia de Ciências Sociais com a temática: “Universidade e a Escola Pública: Despertando para a violência simbólica das escolas”, de 14 a 16 de fevereiro.

A Universidade acompanha a evolução e reformulações da legislação brasileira para o ensino superior em Arte. O atual curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem da Unama é oriundo do antigo curso de Educação Artística, habilitação - Desenho, iniciado em 1988.

As mudanças nesses 24 anos decorreram da necessidade de atualização em conformidade com o atual campo da Arte e do Ensino da Arte. Segundo a coordenadora do curso, Janice Lima, a novidade é a nova matriz curricular: atualizada, transdisciplinar e sintonizada com as questões sociais, culturais, patrimoniais, políticas e econômicas; além das disciplinas comuns às licenciaturas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!