plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Organização terá que garantir segurança para festa

Após decisão da justiça que desobrigou o Governo do Estado do Pará e o Município de Belém a oferecer segurança para a tradicional programação carnavalesca da Cidade Velha, a organização do evento terá que garantir a própria segurança para que a festa nas

twitter Google News

Após decisão da justiça que desobrigou o Governo do Estado do Pará e o Município de Belém a oferecer segurança para a tradicional programação carnavalesca da Cidade Velha, a organização do evento terá que garantir a própria segurança para que a festa nas ruas do bairro histórico de Belém ocorra sem prejuízos para a população.

Segundo informações do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), as festas do bairro não constam no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Associação dos Foliões e Fanfarras da Cidade Velha (Asfavelha), Ministério Público, Município de Belém, CTBel e Estado do Pará, em janeiro de 2012. Na ocasião, assinaram o TAC os organizadores dos blocos tradicionais do bairro, Eloy Iglesias e André Kaveira.

A festa que acontece hoje (19) é chamada de Domingo Gordo. Kaveira lembrou que a comemoração deste domingo é uma das mais importantes para os foliões. André Kaveira, que é advogado, chegou a entrar na Justiça Comum com uma ação civil pública para garantir o direito de segurança no bairro no dia da festa. Mas a liminar que obrigava a garantia de segurança pelo Governo e Município foi derrubada por decisão do juiz Marco Antônio Lobo Castelo Branco, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Belém, sob alegação de que não seria possível reorganizar o planejamento de segurança do Estado para deslocar efetivo para a programação de hoje da Cidade Velha.

Kaveira considerou a decisão um "abuso de poder e um erro". "Isso é uma tentativa de impor à força a quebra de um costume. Não fui eu quem inventou o Domingo Gordo. Quando eu era criança isso (referindo-se aos festejos da Cidade Velha) já existia". Kaveira afirmou, ainda, que a prioridade de segurança para o carnaval deveria ser a capital do Pará.

André Kaveira afirmou à reportagem do DOL que vai pular carnaval na Cidade Velha como todos os outros brincantes e que a manifestação tradicional vai acontecer com ou sem a presença de policiais. Ele não confirmou que vai levar o seu bloco “Jambu do Kaveira” para animar os foliões, mas o Defensor Público, Floriano Barbosa, informou ao DOL que já existe um hábeas corpus preventivo impetrado para o caso de tentarem deter Kaveira por estar conduzindo o seu bloco neste domingo. (DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!