plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Obra de prédio passa por nova vistoria

Durante a manhã deste sábado (3), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros retornaram às obras de um edifício de 26 andares, localizado na rua João Balbi, próximo à Nove de Janeiro. Os trabalhos foram paralisados na tarde de ontem (2), depois que operári

twitter Google News

Durante a manhã deste sábado (3), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros retornaram às obras de um edifício de 26 andares, localizado na rua João Balbi, próximo à Nove de Janeiro. Os trabalhos foram paralisados na tarde de ontem (2), depois que operários alertaram sobre rachaduras em um bloco situado na base de um pilar de sustentação.

Hoje, após a averiguação da diretoria de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros, que descartou riscos para os operários, começaram a ser realizados os reparos no bloco onde foram identificadas as rachaduras. O trabalho está sendo desenvolvido pelo engenheiro calculista da obra, Luiz Paulo Noronha. A Defesa Civil também esteve no local para acompanhar os serviços.

De acordo com Rosário Ribeiro, arquiteta da Defesa Civil, as rachaduras não representam nenhum comprometimento na obra, sendo que a lesão no bloco é apenas superficial e a própria empresa está executando o serviço de recapeamento. “Não é um problema estrutural, nada relacionado à parte funcional do prédio”, afirmou Rosário.

No entanto, a obra ainda não foi totalmente liberada. Apenas está autorizada a atuação dos operários que participam da execução dos reparos necessários. Segundo informações da Defesa Civil, na próxima segunda-feira, a construtora responsável pelo empreendimento deve entregar às autoridades uma documentação com os levantamentos técnicos e testes feitos pelos engenheiros da empresa. Somente a partir da análise destes resultados é que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil poderão autorizar a continuidade da obra.

A construtora está acompanhando todas as ações e atendendo devidamente às solicitações das autoridades. Ontem, a empresa afirmou, em nota, que “os órgãos competentes estiveram no local e, segundo avaliação final, não há qualquer problema estrutural no empreendimento”.

SUSTO

O fato assustou novamente os moradores do centro de Belém. Segundo os trabalhadores da obra, o problema foi detectado durante uma escavação próxima a um pilar, para a construção de uma cisterna. Operários disseram que quando removeram a terra, eles descobriram que havia rachaduras num dos blocos da fundação do edifício. Preocupados, abandonaram a obra e acionaram o Corpo de Bombeiros e o Sindicato dos Trabalhadores.

Segundo o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Construção Civil, Antônio Francisco, os mais de 100 trabalhadores só retornarão ao local após a perícia e a reestruturação das partes afetadas pelas rachaduras.

Através de nota oficial, a empresa informou que houve uma retração de concreto em um dos blocos das fundações, fato que não compromete a solidez do prédio. A construtora divulgou que foi realizada uma vistoria em toda a estrutura do edifício, “não sendo encontrada nenhuma peça com problemas estruturais, estando a estabilidade global conservada”. Esta primeira vistoria foi realizada pelo engenheiro responsável pelo cálculo estrutural do empreendimento, bem como pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. (DOL, com informações do Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!