A partir deste domingo o DIÁRIO DO PARÁ passa a publicar a série de fascículos o “Pará de Todos os Gostos, de Todos os Sabores”. Em cinco edições dominicais, a serem publicadas de hoje, 4 de março, ao dia 1 de abril, as páginas dos novos tabloides vão encher sua casa com o gosto das iguarias e pratos que dão cara ao povo paraense.
ORGULHO
Os fascículos integram a quarta fase do projeto ‘Orgulho de Ser do Pará’. Desta vez, o leitor ganha um panorama das variadas expressões da rica culinária paraense - num passeio pelas várias regiões do Estado e também pela relação de nosso povo com sua cozinha. Além de reunir receitas, personagens e curiosidades sobre nossos pratos mais tradicionais, as matérias ouvem nomes como o do historiador Aldrin Figueiredo, consultor da série.
As edições culminarão em uma grande feira gastronômica, a ser realizada no próximo dia 31 de março, no shopping Pátio Belém. Uma oportunidade de mergulho nas delícias que ajudam a construir a identidade dos paraenses.
O tacacá é o protagonista do primeiro fascículo
Das páginas do DIÁRIO, o aroma inconfundível que se espalha pelas ruas de Belém quando o sol começa a se despedir: a mistura bem elaborada do tacacá com a goma, o complemento indispensável do camarão, a dormência já esperada do jambu e a alternativa quase certa da pimenta. No dia de estreia da quarta fase do projeto “Orgulho de Ser do Pará”, a história, a cultura e a originalidade do prato que é um dos mais tradicionais da região Norte saem das cuias das tacacazeiras para as linhas do primeiro fascículo do “Pará de todos os Gostos, de todos os Sabores”.
Responsável pela venda de tacacá herdada dos pais há 33 anos, Ivanete Costa tem um segredo especial no preparo do prato. Apesar de ser vendido apenas no final da tarde, o processo de transformação dos ingredientes em alimento inicia ainda na manhã do dia seguinte. O cuidado com o vencimento de cada fase do processo é o ingrediente principal. “Não é só sentir vontade de colocar uma barraquinha. Tudo o que se faz tem que se fazer com amor”, justifica. “É a própria tacacazeira que tem que tirar o tucupi porque, quando compramos já tirado, não sabemos como foi tirado”.
Além de fonte de renda da família, já mantida há gerações, a venda localizada em uma movimentada avenida do centro de Belém é uma das muitas responsáveis por manter fervendo a tradição que já dura desde o século XVIII. “Vem da família. A gente já trabalha há muito tempo na avenida e somos conhecidos lá”.
Para Luiz Lourenço, gerente de imagem e comunicação do Banco da Amazônia, um dos patrocinadores desta fase do projeto, a valorização da cultura de um povo através da culinária é também uma forma de desenvolver a região. “Enxergamos de forma muito positiva a iniciativa do DIÁRIO porque é uma maneira de trazer à tona o que há de mais importante na cultura paraense. Através da valorização da cultura do povo local, é possível ocasionar grandes recursos, trazendo melhorias para esse povo”.
QUARTA FASE:
GASTRONOMIA
A 4ª fase do projeto Orgulho de Ser do Pará tem como tema “Pará de Todos os Gostos, de Todos os Sabores”. Cinco edições (de 4/03 ao dia 1/04) serão publicadas.
OS TEMAS
1 - O tacacá;
2 - Condimentos e cozinha marajoara;
3 - Maniçoba e gastronomia do Baixo Amazonas;
4 - Doces e frutas;
5 - Pato no tucupi, caranguejo e a cozinha da Região do Salgado
FEIRA DE GASTRONOMIA
A Feira Gastronômica do projeto será realizada dia 31/03 no Pátio Belém.
PARCEIROS
Esamaz, Vale, Vivo, Celpa, Banco da Amazônia, Governo do Estado, Unimed e Cerpa.
CURIOSIDADES
Entenda o contexto e a história da culinária da Amazônia
INFORMAÇÕES
Confira dados e informações interessantes sobre as iguarias paraenses
RECEITAS
Dicas de como preparar novos pratos e as receitas mais tradicionais
(Diário do Pará)
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