Após seis anos do início das obras, a Prefeitura de Belém entregou, neste sábado (30), a primeira etapa do Portal da Amazônia. A inauguração oficial da obra iniciou às 18h30, com a presença do prefeito Duciomar Costa em ato solene, seguido dos shows do Arraial do Pavulagem e da cantora Lia Sophia. Cerca de R$ 100 milhões foram investidos no empreendimento pelo município e Governo federal, via Ministérios do Turismo e das Cidades.
O novo espaço tem aproximadamente 1,5 mil metros de área de lazer e envolve todo o corredor de entrada da orla, cruzando as ruas Veiga Cabral, Osvaldo de Caldas Brito e Mundurucus. Um binário envolvendo estas duas últimas ruas entrará em funcionamento logo após a abertura da orla.
O trânsito na avenida Bernardo Sayão entre o Hospital da Marinha e a Caldas Brito, com acesso à Orla nos dois pontos será liberado com a inauguração.
As obras no local terão seguimento, visando a entrega da segunda etapa do projeto, que se estendem ainda por mais 700 metros, até a rua Fernando Guilhon, totalizando 2,2 km de área modificada.
Desde o início da manhã de hoje, várias atividades foram desenvolvidas na orla, como campeonato esportivo, chegada do cortejo náutico do “Arraial das Águas”, com veleiros, lanchas, jet skis e barcos regionais iatistas e a benção ecumênica.
PROTESTO
Durante a manhã de hoje, um pequeno grupo de moradores realizou uma manifestação na avenida Bernardo Sayão, próximo ao Portal da Amazônia. Com cartazes e faixas e veículos com alto-falantes, os manifestantes reclamavam que a maioria dos moradores que foi remanejada do local da obra até o momento não recebeu a residência prometida pela Prefeitura.
De acordo com os moradores, cerca de 300 famílias estão sem casa. O protesto ganhou o apoio dos moradores da Vila da Barca. Todo o ato foi pacífico e teve o acompanhamento da Polícia Militar.
Foto: Isaac Senna
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar