plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Festival de Verão tem novas atrações nesta terça

O 6º Festival Cultura de Verão prossegue nesta terça-feira, 10, no Espaço Cuíra e no Píer das Onze Janelas. A programação reúne espetáculos de teatro, shows ao vivo, exibição de filmes paraenses, desfile de moda e atividades de estímulo à leitura, tudo co

twitter Google News

O 6º Festival Cultura de Verão prossegue nesta terça-feira, 10, no Espaço Cuíra e no Píer das Onze Janelas. A programação reúne espetáculos de teatro, shows ao vivo, exibição de filmes paraenses, desfile de moda e atividades de estímulo à leitura, tudo com entrada franca. A realização é da Cultura Rede de Comunicação.

No Espaço Cuíra, às 19h, será apresentado o espetáculo “Catalendas”, da In Bust Teatro com Bonecos, inspirado no programa homônimo produzido há dez anos pela TV Cultura do Pará. Os atores transpõem para o palco o objetivo do programa: o exercício da oralidade com a contação de histórias, conforme explica o ator-manipulador Paulo Ricardo Nascimento.

Em “Catalendas”, duas crianças assistem aos episódios do programa e acabam enveredando por aventuras fantásticas. Elas se perdem e são acolhidas num espaço mágico, onde personagens clássicos, como a Fada Madrinha e o Elfo, são reinventados. Começa, então, uma gostosa brincadeira de contar histórias. E, para surpresa de todos, desta vez as crianças entram em cena e são assistidas por Dona Preguiça e Preguinho, apresentadores do programa de TV.

A direção do espetáculo é de Aníbal Pacha, que assina também a criação e a confecção de bonecos, figurinos e cenário. Adriana Cruz, Charles Wesley, Paulo Ricardo Nascimento e Vandiléia Foro são os atores-manipuladores. A dramaturgia é de Adriana Cruz. Maurício Franco faz a produção de figurino e uma participação especial no vídeo exibido durante o espetáculo. Quem chegar mais cedo vai conferir miniespetáculos de caixas com o Coletivo Animadores de Caixas.

Shows

No Píer das Onze Janelas o público poderá conferir os shows de Arthur Nogueira, Mahrco Monteiro e Lucinnha Bastos, a partir das 20h. Antes haverá exibição de filmes da Mostra Pará, com curadoria do Instituto de Artes do Pará (IAP), além de atividades de incentivo à leitura com o Ônibus Biblioteca do Centur.

Aos 23 anos, o cantor e compositor Arthur Nogueira é um dos jovens talentos da cena musical paraense e desenvolve um trabalho de experimentações com poesia e música. Possui dois CDs gravados, "Arthur Nogueira" (2007) e "Mundano" (2009), além do EP virtual "Mundano+" (2010).

Em 2008, o álbum "Mundano" foi premiado pelo Projeto Pixinguinha, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Produzido por Arthur Nogueira e Felipe Cordeiro, o disco apresenta canções próprias e releituras, como "Mal Secreto", de Jards Macalé e Waly Salomão, e traz participação de Marina Lima. Atualmente o artista desenvolve o projeto lítero-musical "O poema: som e sentido", junto com o poeta Antônio Cícero, e dedica-se à produção do terceiro CD da carreira, "À margem do mundo".

Um dos grandes nomes da música paraense, Mahrco Monteiro comemora 27 anos de carreira com uma sólida trajetória: são sete álbuns solo e um DVD, além da participação no projeto “Trilogia: A Força que Vem da Ruas”, ao lado de Lucinnha Bastos e Nilson Chaves.

Nascido em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Mahrco Monteiro veio para Belém com apenas dois anos de idade. Em 1970 retornou à terra natal para fazer faculdade e lá decidiu se dedicar à carreira artística, participando de festivais de música. De volta à capital paraense, lançou seu primeiro disco, “Mistérios”, que trazia o hit “Chamegoso”.

Lucinnha Bastos tinha apenas dez anos quando se apresentou no Theatro do Paz, dentro do Projeto Pixinguinha, e desde então não parou mais. Participou de festivais nacionais, gravou um compacto duplo, três LPs e dois CDs ao vivo, fez shows em todo o Brasil. Já cantou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Ângela Maria, Leila Pinheiro, Fafá de Belém, Jane Duboc e do maestro Waldemar Henrique.

Em 2004, lançou o projeto “Trilogia: A Força que Vem das Ruas”, que resultou em três CDs ao vivo e um DVD. Em 2005 gravou dois álbuns em homenagem a Waldemar Henrique e no mesmo ano participou do CD-livro “Modinhas do Grão Pará”.
 Em 2007 lançou o disco “Pimenta com Sal” e no ano seguinte gravou um DVD em comemoração aos seus 40 anos de idade.

Confira: 6º Festival Cultura de Verão. Espetáculo “Catalendas”, da In Bust Teatro com Bonecos, às 19h, no Espaço Cuíra (Riachuelo com 1o de Março). No Píer das Onze Janelas, shows de Arthur Nogueira, Mahrco Monteiro e Lucinnha Bastos, a partir de 20h. Entrada franca. Realização: Cultura Rede de Comunicação. Programação completa em http://festivalculturadeverao.com.br. (Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!