Dom Flávio Giovenale, da congregação Salesiana de Dom Bosco será o novo bispo da Diocese de Santarém. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19), na Cúria da Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
Dom Flávio está no Brasil há 38 anos. Atualmente é bispo da Diocese de Abaetetuba, no Baixo Tocantins e deverá se deslocar para Santarém somente após o encerramento das festividades de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro, quando assumirá oficialmente a diocese no Baixo Amazonas.
Segundo o coordenador diocesano, padre Luiz Pinto, como Abaetetuba tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição, assim como Santarém, o conselho achou por bem que a posse do novo bispo acontecesse somente em dezembro, após a festa da padroeira. Por enquanto, padre Luiz continuará coordenando a Diocese de Santarém.
O novo bispo de Santarém é natural da cidade de Murello, na Itália, nascido no dia 5 de junho de 1954 e fez sua profissão religiosa como Salesiano de Dom Bosco em 8 de setembro de 1971. Chegou ao Brasil no dia 13 de setembro de 1974, posteriormente estudou Filosofia e Pedagogia em Lorena (SP) e realizou seu estágio pastoral no Pará, mais especificamente na cidade de Ananindeua, no ano de 1977.
Dom Flávio ordenado padre em 1981 em sua cidade natal, tornando-se bispo de Abaetetuba em 1997. Como bispo, Dom Flávio exerceu o cargo de Secretário Executivo e de presidente do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB -Amapá e Pará).
Em novembro de 2011, foi eleito presidente nacional da Cáritas Brasileira, organismo da CNBB de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. (DOL, com informações do repórter Josevaldo Pereira/Santarém)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar