Mesmo sem ter terminado o Ensino Médio, a estudante Carla Trindade, 15 anos, decidiu que iria se submeter à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, além da dedicação nas aulas, ela acompanha a série “Atualidades Enem”, publicada às quintas e aos domingos. O fascículo encartado ontem abordou o tema “Ênfase em Matemática”.
“Meus pais sempre compram o DIÁRIO para eu acompanhar as publicações”, conta a estudante do segundo ano. A iniciativa da jovem em querer tentar fazer a prova resume-se a duas coisas: “Aprender a administrar o tempo e controlar o nervosismo”, conta Carla.
A maior parte dos colegas de classe da estudante têm esse mesmo pensamento e também devem fazer o Enem, mesmo que não possam se inscrever para participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “A ideia é experimentar. Fazer um teste para ver como eu posso me sair, saber quais as dificuldades e eu também não quero chegar na hora da prova, no terceiro ano, sem saber como funciona”.
Carla já decidiu o curso para qual vai prestar vestibular, no ano que vem. “Medicina veterinária, me identifico muito”, diz. Para alcançar o objetivo, ela faz um balanço: “Preciso me dedicar mais à física”, avalia.
O diferencial do “Atualidades Enem” do DIÁRIO, cujas questões foram formuladas por professores do Colégio Impacto, é demostrar como questões do dia a dia podem ser cobradas no Enem. “É bem determinante, pois eles exploram desde a base até o assunto em si, que é o conteúdo do último ano do Ensino Médio”, diz a estudante Carla Trindade.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar