Os índios Munduruku permanecem na tarde desta segunda-feira (27), no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, próximo ao município de Altamira, no sudoeste do Pará. Cerca de 140 integrantes da tribo invadiram o local na madrugada de hoje, em protesto pacífico contra o Governo Federal. A situação no momento é tranquila.
A Norte Energia, empresa responsável pelas obras, informa que vai utilizar todos os recursos legais, fazendo uso do direito de reintegração de posse concedido pela Justiça Federal, para retomar a área e dar continuidade ao trabalho.
Mas, segundo o Movimento Xingu Vivo, os índios só vão sair da área quando um representante do governo participar das negociações. O grupo exige negociação direta com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
O grupo que ocupa o canteiro de obras é formado por indígenas de localidades que rodeiam o rio Xingu, numa área que possui aproximadamente 100 quilômetros de rio.
(Jorge Luís Rodrigues/DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar