A partir desta quinta-feira (30), a avenida Tavares Bastos passa a ter duplo sentido e não será mais permitido que os motoristas estacionem os carros nas laterais da via. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), a mudança foi necessária porque a via é a última saída da Almirante Barroso, para quem segue no sentido São Brás-Entroncamento, sem que seja necessário acessar o complexo viário.
A mão dupla passa a valer na véspera da conclusão de das etapas do BRT (Bus Rapid Transit), que amanhã vai inaugurar as ciclovias e ciclofaixas no complexo Viário e também as linhas de ônibus expresso.
Não foi confirmado nenhum horário no qual a mão dupla passa a valer, de fato. A Semob informou que a construtora irá primeiro remover os blocos de concretos (muretas) que estão ao longo da via.
O projeto inicial previa a implantação de uma rotatória no trecho da Tavares Bastos, entre Almirante Barroso e João Paulo II, mas os moradores do conjunto do Basa se manifestaram contra e esta rotatória foi retirada do projeto.
Audiência
Ontem à noite, uma audiência pública discutiu a implantação de mais um projeto BRT em Belém. A obra está orçada em R$ 370 milhões e o projeto foi encaminhado para o Ministério das Cidades, para pedir o financiamento.
O projeto prevê a construção de túneis que vão ligar as avenidas Centenário e Independência. Estes túneis passarão pela Augusto Montenegro. Além disso, estão previstas a construção de três estações ao longo da Centenário.
O BRT Centenário começará na Augusto Montenegro, vai seguir pela avenida Centenário, dando a volta até o Aeroporto Internacional de Belém. De lá, o corredor exclusivo para os ônibus de trânsito rápido ficarão na avenida Júlio Cesar, pegando a Pedro Alvares Cabral e indo até a avenida Doca de Souza Franco.
Da Doca, o projeto prevê o retorno pela avenida Senador Lemos até o elevado Daniel Berg. Depois seguirá pela Júlio Cesar, até a Paulo Frota e Centenário, chegando novamente a Augusto Montenegro.
Segundo a superintendente da Semob, Maísa Tobias, o BRT Centenário vai aproveitar o que já foi feito ao longo da via e reduzir custos.
Hoje, uma audiência pública em Icoaraci irá discutir a construção de dez portos em Belém e nas ilhas para garantir a interligação rodofluvial da capital paraense.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar