Cerca de 150 alunos dos diversos cursos do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Tucuruí, sudeste do Pará, realizaram uma manifestação, nesta quinta-feira (8), pedindo providências no caso do aluno Marcos Vinícius Sousa Lacerda, 21 anos, e também, imunização dos alunos da Universidade. O protesto aconteceu na porta do Hospital Regional de Tucuruí (HRT), onde Marcos está internado, desde segunda-feira (5), com suspeita do vírus da Influenza H1N1 (Gripe A).
Os alunos pedem urgência na transferência de Marcos, que se encontra internado na Unidade de tratamento Intensivo (UTI), aguardando transferência para um hospital público em Belém ou Marabá.
De acordo com médico Daniel Pinheiro, que acompanha o caso do estudante, seu quadro clínico encontra-se inalterado desde sua internação. "O paciente está com infecção grave nos pulmões e, na quarta-feira, evoluiu para insuficiência renal, necessitando de tratamento através de hemodiálise em um centro especializado fora do município, em função do hospital de Tucuruí não possuir este tratamento", explica.
Após a manifestação dos alunos, o secretário de Saúde de Tucuruí, Charles Tocantins, esteve no hospital, onde realizou uma coletiva e ressaltou que o paciente está correndo risco de morrer, já que o hospital de Tucuruí não está com suporte de medicação Tamiflu, para o controle do vírus da Influenza H1N1.
O secretário afirmou ainda que o resultado do exame que deve confirmar se o aluno está com o vírus foi encaminhado ao Laboratório Central, em Belém. O resultado está previsto para sair no próximo sábado (10). Ele garantiu que está providenciando a transferência do paciente. "Infelizmente, o estado de saúde dele é complicado e não temos leito em nenhum hospital de maior suporte do estado em outros municípios".
Questionado sobre a possibilidade de o estudante ser transferido para um hospital particular, Charles disse que a possibilidade está sendo analisada.
Durante a coletiva, o secretário de saúde foi questionado também sobre as providências para que os quase mil alunos da Universidade sejam imunizados, porém ele afirmou que a medida está descartada.
(DOL com informações de Wellington Hugles/Tucuruí)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar