plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Igarapé-Miri: capital mundial do açaí

Se o Pará é conhecido nacionalmente como a terra do açaí, boa parte desse mérito se deve ao município de Igarapé-Miri, no nordeste do Estado, e que completa 119 anos nesse sábado (23). VEJA CURIOSIDADES HISTÓRICAS DE IGARAPÉ-MIRI A antiga vila de Santan

twitter Google News

Se o Pará é conhecido nacionalmente como a terra do açaí, boa parte desse mérito se deve ao município de Igarapé-Miri, no nordeste do Estado, e que completa 119 anos nesse sábado (23).

VEJA CURIOSIDADES HISTÓRICAS DE IGARAPÉ-MIRI

A antiga vila de Santana de Igarapé-Miri foi elevada à categoria de município no dia 23 de maio de 1896 pela Lei Estadual nº 438. Durante o século XII e parte do século XX, a cidade foi pólo industrial para produtores de cachaça, que era exportada para estados como Amazonas e Amapá.

“Na década de 1970, Igarapé-Miri teve 58 indústrias funcionando. A cana era transportada em batelões, barcos grandes que suportavam até 12 toneladas, guiados pela faia, um remo que era colocado na ponta da embarcação”, conta o radialista Carmo Lourinho, de 77 anos.

Carmo nasceu em uma localidade no interior de Igarapé-Miri e se mudou para o município em 1969. O radialista lembra do declínio da economia da cana, que perdeu força com a entrada de produtos mais baratos oriundos de outras regiões do Brasil, mas que levou o município a investir na cultura do açaí.

(Foto: Elcimar Neves)

A cidade é, atualmente, conhecida como a capital mundial do açaí, tendo produzido incríveis 5.300 toneladas, em 2013, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Apesar da fama ligada ao plantio do açaí, Carmo cita a hospitalidade da população como outro ponto forte do município.
“Quero viver até o fim da vida nessa cidade”, revela o radialista. “Apesar das dificuldades, amo demais esse município. O povo é muito hospitaleiro, do tipo que as pessoas tomam café nas casas do outros. Todo mundo se conhece, isso cativa e atrai a gente. É como uma grande uma comunidade.”

(Hélio Granado/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias