O Pará ocupa a 18ª posição no ranking de vítimas de acidentes de motos. A cidade de Marabá ocupa a 3ª posição ficando atrás somente de Ananindeua e da capital Belém. Segundos registros do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), em 2014 foram registrados 363 acidentes, sendo que as motocicletas correspondem ao 2º lugar no percentual de veículos envolvidos, representando 18,8%.
Segundo o relatório anuário de acidentes de trânsito do DMTU de 2014, a falta de atenção do condutor é a principal causa dos acidentes, equivalente a 61 %. A ultrapassagem indevida representa 10 % das causas, seguido de desobediência à sinalização 7%. Defeitos nas vias correspondem a 1 % desses acidentes.
INIMIGA DA PERFEIÇÃO
Para o proprietário de autoescola, Anderson Couto, a pressa também é a grande inimiga dos acidentes, uma vez que os condutores andam em alta velocidade no anseio de chegar rapidamente aos lugares, fazendo ultrapassagens indevidas e ignorando sinalizações.
De acordo com o Diretor do Hospital Regional Valdemir Girato, 75% da ocupação dos leitos do Hospital é referente a acidentes automobilísticos. No ano de 2014, 3600 cirurgias foram realizadas, sendo que 2200 foram para esses pacientes. Ele explica que a média de permanência desses pacientes é longa. “Temos pacientes internados há mais de 60 dias em fase reabilitação”, disse. “Esse paciente está ocupando vaga de outro paciente que poderia estar fazendo uma cirurgia eletiva que às vezes está a 60 dias esperando na fila” conclui.
No dia 26 de maio, Antônio Gemilson faleceu ao colidir com uma caçamba na Avenida Paraíso, Bairro Liberdade. Outro caso foi o da adolescente Giselly Araújo que chocou com um micro-ônibus no cruzamento das avenidas Cuiabá e Amazonas no bairro da Paz, núcleo Cidade Nova.
(DOL com informações de Jéssika Ribeiro/Diário do Pará em Marabá)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar