No Estado do Pará, neste ano, já foram registradas 703 casos de incêndio, incluindo os ocorridos no bairro da Cremação, anteontem, e na área comercial de Belém, na madrugada de ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros, o número é 25% maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram registradas 560 ocorrências.
No bairro da Cremação, na passagem Bulgarim, esquina com o canal da Três de Maio, 13 famílias tiveram perda total e uma teve perda parcial de um imóvel utilizado para fins comerciais, segundo informações do Serviço de Apoio às Calamidades Públicas (Sicap), vinculado à Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
Para a estoquista Nilda Ferreira, de 42 anos, que concluiu a construção da casa dela há apenas um mês, restou o conforto dos amigos. “A gente faz a nossa casa com tanto sacrifício. Paguei aluguel por três anos e, depois que acabei de construir a minha casa, perdi tudo. O que me alivia é que não tinha ninguém nas casas onde aconteceu o incêndio.”
Nilda Ferreira contou que três crianças estão na relação de pessoas que perderam as casas, entre elas um bebê recém-nascido. O espaço para acolhimento do bebê ainda é indefinido. “Precisamos muito de fraldas descartáveis para o recém-nascido e para outra criança de um ano e cinco meses”, destacou.
A comerciante Denise Amorim, 55 anos, contou que fez compras para seu estabelecimento pouco antes do incêndio e perdeu metade dos produtos. “Salvei algumas coisas que deu para tirar, o resto o fogo tomou”. Segundo a assistente social do Sicap, Maria José Brito, as famílias estão sendo assistidas com auxílio aluguel, alimentação e atendimento psicossocial.
DOAÇÕES
As doações para as famílias desabrigadas podem ser feitas diretamente em um salão de recepções na passagem Bulgarim, com a passagem Orquídea. Mais informações pelo telefone 99845204 (falar com Ana Paula).
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar