plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

TRE do Pará testa urnas para as eleições de 2016

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), encerra hoje o período de testes simulados em urnas eletrônicas, realizados desde a última segunda-feira (30). Ao todo, 860 equipamentos serão testados para c

twitter Google News

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), encerra hoje o período de testes simulados em urnas eletrônicas, realizados desde a última segunda-feira (30). Ao todo, 860 equipamentos serão testados para corrigir eventuais falhas, minimizando a ocorrência de problemas durante o pleito eleitoral de 2016.O TRE-PA já informou que, mesmo com o contingenciamento de recursos direcionados a Justiça Eleitoral, as eleições municipais de 2016 no Pará estão asseguradas de forma informatizada. “Nesse momento de dificuldade orçamentária do País, ações da magnitude deste simulado são a garantia para realização de eleições informatizadas em 2016”, ressalta o Felipe Houat de Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PA.

Os servidores do TRE realizam os testes das 8h às 17h, no depósito do órgão, em Ananindeua, onde ficam guardadas as 21.513 urnas eletrônicas utilizadas em todo o Estado, das quais 17.543 são compatíveis com o sistema biométrico. Chefe da Seção de Logística de Urnas do TRE, Alcides Pamplona explica que, conforme orientação do TSE, o percentual de urnas a ser testado é de 5% para cada modelo, totalizando os 860 equipamentos. Já foram testados os modelos 2009, 2010, 2013 e hoje finalizam os testes no modelo 2004 – são 200 urnas no total, que não possuem biometria e são utilizadas na capital paraense.

ESTIMATIVA

De acordo com Pamplona, os servidores estão simulando um dia de eleição normal. Ele se identifica com números de títulos eleitorais para simular a votação e, com isso, a funcionalidade do equipamento é verificada. Hoje, durante todo o dia, 100 urnas sem biometria serão testadas. Cada urna recebe 50 votos, o que totaliza 5 mil ao final do dia.

Segundo uma estimativa do TRE, cerca de 1% dos equipamentos já testados apresentaram algum tipo de problema. “Tudo é feito aqui, inclusive a manutenção. Quando um equipamento apresenta problema, a própria fabricante faz a manutenção e informamos ao TSE que tipo de problema ocorreu”, detalha.

Dentre os problemas mais comuns está a degradação do LCD do equipamento, causada pela umidade do ar, principalmente na nossa região. Além deste simulado, a cada três meses, o TRE promove testes no software de todos os aparelhos.

(Com Ascom/TRE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!