plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pacientes sofrem sem oftalmologista em PSM

Pacientes que procuraram o Pronto-Socorro Municipal (PSM) Mário Pinotti, da 14 de Março, em busca de consulta oftalmológica voltaram para casa sem atendimento, no último sábado (9). O motivo é que não havia especialista de plantão desde o dia anterior (8)

twitter Google News

Pacientes que procuraram o Pronto-Socorro Municipal (PSM) Mário Pinotti, da 14 de Março, em busca de consulta oftalmológica voltaram para casa sem atendimento, no último sábado (9). O motivo é que não havia especialista de plantão desde o dia anterior (8). Nem mesmo os casos mais graves foram atendidos. A aposentada Iracema Oliveira, 71 anos, foi uma das pacientes que ficaram sem assistência. A idosa veio do município de Mãe do Rio, após machucar acidentalmente o olho direito com a mão enquanto almoçava.

Com o acidente, os olhos ficaram inflamados e vermelhos, ao ponto de a paciente passar a enxergar apenas parcialmente. Acompanhada da filha, a professora Vilma Gomes, 50, Iracema deu entrada no PSM na tarde de sexta, mas foi despachada pelos enfermeiro,s que informaram que não haveria mais médico especialista naquele dia. As duas voltaram ao pronto-socorro no dia seguinte e esperaram a tarde inteira pelo atendimento.

Novamente foram informadas de que não havia médico de plantão e deveriam aguardar. Com os pés enfaixados, devido a uma úlcera, e um tampão no olho, a idosa ainda teve de ficar sentada em uma cadeira de rodas na recepção do hospital e sem assistência. “Os olhos estão muito infeccionados e, se ela não for logo atendida, vai piorar muito”, disse Vilma.

ACIDENTE

Durante a cobertura do caso pela equipe de reportagem do DIÁRIO, um maqueiro do PSM tentou impedir o registro fotográfico da paciente, colocando-se na frente e fazendo gestos obscenos para a equipe. A produtora musical Amanda Cristina, 18, também precisou de atendimento oftalmológico após ter o olho atingido por um caco de vidro. O acidente aconteceu quando ela varria a casa. Moradora do bairro da Terra Firme, a paciente tentou atendimento primeiramente no PSM do Guamá, mas também não havia médico.

Ao chegar ao hospital da 14 de Março, ficou sabendo que lá também não havia o especialista para atendê-la. Amanda estava com os olhos bastante irritados e se queixando de dores. O marido, Noel Gomes, 23, ficou revoltado com a situação. Ele chegou a discutir com os enfermeiros quando eles sugeriram que o casal retornasse na segunda-feira. “Como que a gente vai voltar pra casa com a minha mulher nessa situação, chorando de dor?”, reclamou. “De que adianta estar bonito se não funciona?”, questionou Noel.

SEM RESPOSTA

A reportagem do DIÁRIO entrou em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, mas não teve resposta até o fechamento da edição.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!