Com o terço entrelaçado nas mãos, olhos cheios de lágrimas, compassadamente, a aposentada Maria Cardoso pronunciava cada palavra das orações ‘Ave Maria’ e ‘Pai Nosso’, na capela Bom Pastor, no Centro Social da Basílica de Nazaré.
Aos 80 anos, todos os dias ela faz questão de estar na igreja e, neste sábado, participou da oração das 1000 ‘Ave Marias’, realizada pelo 2° ano, pela diretoria da Festa de Nazaré.
“Este é um momento lindo. De contato mais íntimo com Deus e Nossa Senhora”, descreveu a fiel, que também faz parte do grupo de madrinha dos padres Barnabitas.
A programação iniciou às 8h e seguiu até as 15h, quando o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, celebrou uma missa para encerrar as orações, dando, assim, início à maratona do Círio de Nazaré e sobretudo ao Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será realizado do dia 15 a 21 deste mês, na capital paraense, quando a cidade se tornará a Capital Eucarística do Brasil.
“Este é um momento de renovação espiritual. De entrar em contato com Deus e se preparar para os trabalhos”, observa Roberto Souza, coordenador da diretoria do Círio de Nazaré.
As 1.000 orações foram revezadas pelos 31 casais que formam as 8 diretorias executivas do Círio de Nazaré. “Toda igreja pode participar também, se renovar e buscar forças em Nossa Senhora”, reforçou.
OPORTUNIDADE
O CEN 2016 será realizado com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e o lema “Eles o reconheceram no partir do pão”. O evento é considerado uma oportunidade para mostrar ao Brasil a Eucaristia e a ação missionária na Amazônia.
Belém sedia o congresso pela segunda vez, sendo a primeira realizada em 1933.
A programação inclui missas solenes, jornadas pastorais, arrastão de evangelização, caminhadas, simpósio teológico, entre outros. A abertura acontecerá nesta segunda-feira, às 18h, com a missa que será celebrada no estádio Mangueirão.
(Roberta Paraene e Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar