Belém ganhou um bom motivo para comemorar o aniversário de 401 anos de sua fundação, celebrado hoje. A boa notícia veio do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na noite de ontem, na sede da Associação Comercial do Pará (ACP). O ministro apresentou para empresários e representantes do poder público e sociedade civil, o Projeto Belém Porto Futuro, do Governo Federal, que visa renovar e recuperar o espaço portuário da capital, que compreende a área de 2 quilômetros pertencentes à Companhia Docas do Pará (CDP).
Segundo o ministro Helder, o Belém Porto Futuro será uma grande intervenção urbana e turística, que vai beneficiar a população e os visitantes da cidade. “Vamos aproveitar essa área da CDP, que está totalmente obsoleta”, explicou. “Vamos construir nesse espaço uma área de lazer com praças, feira, centros de arte e cultura, estacionamento e um novo Museu do Círio”, confirmou o ministro.
INÍCIO DAS OBRAS
O início das obras do projeto está programado já para o segundo semestre deste ano e serão feitas em duas etapas. A primeira etapa vai abranger a área dos contêineres e armazéns abandonados da área da CDP, ao lado da Estação das Docas. A segunda vai incluir a antiga Residência Miramar, que será transformada no Museu Gastronômico Paraense. “Esse futuro não está tão distante. Vamos iniciar as obras no segundo semestre e terminar, provavelmente, no inicio de 2019”, declarou.
Ainda segundo Helder Barbalho, a obra foi garantida por ele mesmo junto ao presidente da República, Michel Temer. “Recebi a confirmação do nosso presidente Temer que esse projeto sairá do papel. Já estamos com recursos garantidos, e quem vai ganhar com isso é a nossa cidade”, garantiu sobre o projeto, orçado em R$ 150 milhões.
EMPREGO E RENDA
Para o presidente da CDP, Parsifal Pontes, o Belém Porto Futuro contempla a cidade com a geração de emprego e renda. “Esse projeto vai agregar valor em todos os sentidos. Vai ser uma atração turística, urbana, portuária, que vai ajudar até em nossa economia”, concluiu Parsifal.
PROJETO BELÉM PORTO FUTURO
- O Projeto Belém Porto Futuro foi lançado em abril de 2016 e visa à revitalização da área portuária não operacional do Porto de Belém.
- A ideia é transformar os espaços em polo de desenvolvimento, por meio da recuperação da infraestrutura e da atração de investimentos e da oferta de serviços.
- O projeto tem como objetivo promover a integração do porto com a cidade, como já foi feito, por exemplo, no Rio de Janeiro, em Boston (Estados Unidos) e em Barcelona (Espanha).
(Alexandre Nascimento/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar