A comercialização de certas espécies de animais é crime. No período do defeso, que se trata da reprodução, as tartarugas, por exemplo, entram na lista das espécies ameaçadas o que requer um cuidado e fiscalização das autoridades ambientais e de segurança para evitar a captura e comércio dos animais.
Vinte e duas das espécies Tartaruga-da-Amazônia e Tracajá, foram resgatadas após serem encontradas em um comércio ilegal em Monte Alegre, oeste paraense. Após denúncia anônima, os animais foram encontrados por policiais militares do 18º Batalhão (18º BPM).
- Corpo de brasileiro é encontrado decapitado em fronteira
- Resgatados 35 dos 39 trabalhadores da Vale presos em mina
Populares informaram que os animais estavam sendo vendidos em um barraco, no bairro Curintafã. O homem responsável por comercializar os animais estava no local. Ele foi apresentado na Delegacia do município.
Foram resgatadas 17 da espécie Tartaruga-da-Amazônia e 5 da espécie Tracajá. Os animais foram conduzidos para a Secretaria de Meio Ambiente do município onde recebem cuidados até a soltura em seu habitat natural.
Proteção das espécies
A comercialização das espécies está proibida devido ao período de defeso. Além dos órgãos ambientais, os agentes de segurança pública também fiscalizam e realizam ações de proteção ambiental.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar